12 de agosto de 2011

Gladiador" é a nova arma da PM contra o crime

não entra tiro de jeito nenhum 


Gladiador está em fase de testes
A Polícia Militar do Paraná está realizando testes com um veículo blindado, batizado de Gladiador. Os testes estão sendo realizados com um blindado leve, que pode ser utilizado em diversas ações policiais, e um veículo escudo, os quais permitem proteção aos policiais quando se deparam com situações de alto risco como enfrentamento ao narcotráfico e tomada de reféns. Os testes serão realizados até o próximo dia 22 de agosto em diversos ambientes de Curitiba e Região Metropolitana (RMC), além da fronteira com o Paraguai.
A intenção da PM do Paraná é realizar testes das reais condições dos veículos e da sua viabilidade de utilização tanto para terreno urbano quanto para rural, bem como para a área de fronteira. Está sendo feita a verificação de capacidade do equipamento no enfrentamento da criminalidade e a viabilidade econômica do produto, ou seja, o custo benefício. Os testes devem, sobretudo, embasar estudos da corporação para possível aquisição futura de equipamentos de alta tecnologia.
“A PM realiza quase que diariamente testes com diversos produtos de tecnologia avançada, oriundos das mais variadas empresas, e, portanto, este é mais um teste que poderá ou não resultar na aquisição do produto”, afirma o Subcomandante da PM, Coronel Júlio Ozga Nóbrega.
Segundo o comandante, muitas vezes a polícia militar se depara com situações, principalmente na região de fronteira, que demandam maior proteção ao policial militar como no enfrentamento ao narcotráfico. Nestes casos, um veículo blindado auxilia na aproximação do policial ao local da ocorrência, e na interceptação e prisão dos criminosos, com a segurança necessária.
Este veículo, de acordo com Tenente-Coronel Nerino, é capaz de derrubar muros e paredes, mantendo os policiais protegidos pela blindagem para agir em segurança. Num local de refino de drogas, onde marginais estejam equipados com armamento pesado e tecnologia para impedir a chegada dos policiais, este veículo também pode ser um equipamento de proteção. “Swat (Special Weapons And Tactics) nos Estados Unidos utilizam este tipo de veículo em ações anti e contra terrorismo, por exemplo”, disse.
Os veículos em testes não serão utilizados em patrulhamento e nem mesmo em operações da polícia militar, neste momento, ele servirá apenas para testes.
BLINDADO LEVE
O veículo blindado leve apresentado pela Inbrafiltro à Polícia Militar é um Multiuso 4x4 Nível III, que serve, segundo informações da empresa, para missões de variadas complexidades, como transporte e escoamento de tropas com a agilidade e a proteção necessárias aos profissionais de forças de segurança.Pesando mais de seis toneladas, possui capacidade para até oito ocupantes incluindo o motorista.
O Gladiador é indicado para qualquer tipo de solo, alcança até 105 Km/h, é equipado com motor MWM de 185 cavalos e a integração da engenharia mecânica e chassi é Agrale. Já o carro escudo, por sua vez, garante blindagem na parte dianteira e nas portas das viaturas, permitindo proteção e posicionamento frontal aos policiais durante ações de confronto.banda b

Nenhum comentário:

Postar um comentário