20 de agosto de 2011

Sobreviventes e familiares de vítimas lembram atentados na Noruega

Sobreviventes e familiares das vítimas dos atentados de Oslo, que tiraram a vida de 77 pessoas em 22 de julho, visitaram neste sábado (20) a ilha de Utoeya, um dos cenários do massacre ocorrido no mês passado.
Na ilha, foram mortos 69 jovens, em sua maioria entre 14 e 19 anos, que participavam do acampamento da juventude trabalhista.
A ilha, que estava fechada pela Polícia desde o dia do atentado, foi aberta nesta sexta-feira apenas para a visita dos familiares e neste sábado para os sobreviventes.
Paralelamente, os sobreviventes e os familiares das vítimas do outro atentado, no qual morreram oito pessoas após a explosão de uma bomba no complexo governamental de Hoyblokka, também poderão visitar a área neste sábado.
O extremista de direita Anders Behring Breivik confessou ter realizado o duplo ataque, as explosões em Oslo e a matança na ilha.
Na sexta-feira, um tribunal norueguês que julga o massacre determinou a prorrogação da prisão em confinamento do atirador. “O tribunal decidiu estender [a prisão] porque a polícia está preocupada que [Breivik] pode tentar ocultar provas policiais e a corte concordou”, disse o juiz Hugo Abelseth.
Sobreviventes chegam à ilha  (Foto: Reuters)Sobreviventes chegam à ilha (Foto: Reuters)
Segundo o juiz, Breivik descreveu seu isolamento como “um sádico método de tortura”. “A questão dos direitos humanos está sendo considerada, mas a corte decidiu que há justificativa”, disse o magistrado.
A polícia pediu a prorrogação das condições da prisão para poder manter Breivik em isolamento. O limite de quatro semanas para confinamento solitário termina na segunda-feira. A polícia afirma que as condições de isolamento estão ajudando os investigadores a descobrir exatamente o que aconteceu.
De acordo com as regras norueguesas, Breivik provavelmente ficará preso até que seja julgado daqui a um ano, mas as condições sob a qual ele será mantido podem ser relaxados durante esse período.G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário