19 de agosto de 2011

Médico do SAMU manda mãe pegar táxi para maternidade e bebê morre

 criança morreu entre as pernas da mãe unida ao cordão umbilical


.
Aquele que seria um dia muito especial na vida da doméstica Jardilaine Maria do Carmo, 19 anos , tornou-se um grande pesadelo.
Por volta de 0h30 desta sexta-feira (19) a jovem ligou para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), SAMU/Maceió solicitando socorro, já que sentia fortes dores e estava em trabalho de parto. No telefone a atendente do SAMU informou que não tinha maternidade para receber o caso e não poderia fazer nada.
Desesperada, Jardilaine não sabia mais o que fazer, foi quando às 3h45 da madrugada, uma viatura do 1° Batalhão, comandada pelo tenente Souza, passava na Rua Cleto Marques Luz, 650, no bairro da Levada, e deparou-se com parentes de Jardilaine pedindo ajuda para a jovem que estava com uma criança entre as pernas. Imediatamente, o oficial da Policia Militar (PM) entrou em contato com o Centro Integrado de Operações da Defesa Social (Ciods), informando o fato, narrando, inclusive, os detalhes de tudo que estava vendo no momento. No Ciods, o atendente de plantão entrou em contato com o Samu através do telefone 192, recebendo como resposta que era necessário que o policial que estava na ocorrência teria, ele mesmo, ligar para o Serviço de Atendimento.
Atendendo ao pedido, o oficial ligou de seu aparelho celular para o Samu, onde após explicar o fato a atendente plantonista, foi passado para um homem que se identificou como Dr. Cláudio e que estava de plantão. Para surpresa do tenente a resposta do médico foi inexplicável.
“Se ela quisesse atendimento, a 'quase' mãe deveria pegar um taxi e procurar uma maternidade”, disse o militar.básico até a residência, mas ao chegar ao local já era tarde, pois a criança já estava em óbito e só restava encaminhar Jardilaine, ainda ligada ao filho pelo cordão, a uma maternidade. A jovem está internada na Casa de Saúde Paulo Neto, onde segundo o serviço social, não corre risco de morte.
A negativa em prestar o socorro de urgência e a consequente demora fez com que a criança entrasse em óbito ainda pendurada ao cordão umbilical e entre as pernas da mãe.
De pronto-atendimento, o militar convocou o resgate do Corpo de Bombeiros (CB), que encaminhou uma unidade de socorro pré-hospitalar (fonte emergencia 190)

Nenhum comentário:

Postar um comentário