25 de janeiro de 2012

PM investiga agressão a morador registrada em vídeo no Pinheirinho

A Polícia Militar irá apurar as agressões de um policial a um morador da área conhecida como Pinheirinho, alvo de uma reintegração de posse iniciada no domingo (22) em São José dos Campos, no Vale do Paraíba, interior de São Paulo. As cenas foram registradas por um dos moradores que foram retirados da área e levados para um centro de triagem da Prefeitura da cidade. O
O comandante-geral da PM de São Paulo, coronel Álvaro Batista Camilo, disse ao G1 que determinou a abertura de uma investigação preliminar para identificar os policiais e a vítima da agressão. "[As imagens] mostram mesmo uma agressão. Não compactuamos com isso. O próprio governador [Alckmin] afirmou que se houvesse abuso, deveria ser apurado rigorosamente", disse Camilo.
A punição para os policiais envovlidos pode ir desde uma repreensão disciplinar até a exclusão da corporação, afirmou Camilo. Ele disse ter tomado conhecimento do vídeo apenas no início da noite desta terça.
Camilo disse que, a partir da identificação dos PMs e do morador agredido, poderão ser instaurados um inquérito policial militar, uma sindicância ou um procedimento disciplinar. "Um inquérito leva em média 30 dias. (...) Sempre que é aberto um inquérito, temos que respeitar o direito de defesa. Teremos a participação de advogados, o policial poderá apresentar provas", afirmou o comandante-geral da PM.
Identificação
O comandante da operação da Polícia Militar em São José dos Campos, coronel Manoel Messias Mello, vai acompanhar diretamente o caso, de acordo com Camilo. "Em princípio, identificamos que são policiais da Rocam [Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas], devido ao capacete e à braçadeira", disse o comandante-geral da PM. Ele disse, no entanto, ser "leviano" dar qualquer outra informação.
Segundo representantes do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região, que divulgou o vídeo na internet, a agressão aconteceu na tarde de domingo no centro de triagem. O local fica a poucos metros de uma das entradas do Pinheirinho.
Testemunhas disseram que o homem agredido não fez nenhuma provocação, que apenas levantou os braços. No vídeo, é possível ver três policiais caminhando próximo a uma tenda. Ao ver o trio, um homem levanta os braços. Um dos PMs ergue o cassetete e aplica ao menos seis golpes no homem, que sai correndo. Os colegas de farda observam, mas não contêm o policial. Outros dois PMs se juntam ao grupo e deixam a área.
"Os outros [policiais] presenciaram, mas não interferiram, não fizeram nada. Em princípio eles foram coniventes", disse Camilo. Eles também vão ser investigados e devem ser punidos, segundo o comandante-geral da PM.fonte g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário