12 de agosto de 2011

Sábado é dia de vacinação; pais devem levar filhos menores de 5 anos para receber "gotinha"

A Secretaria Municipal da Saúde quer vacinar pelo menos 148.839 crianças neste sábado (13), dia da campanha nacional da segunda etapa anual de vacinação contra a pólio e início da imunização infantil contra o sarampo, que segue até 16 de setembro. Isso corresponde aos 95% de cobertura aceita pelo Ministério da Saúde para considerar eficiente a ação, cuja meta é aplicar 234.752 doses das duas vacinas. Elas estarão disponíveis em 210 unidades de saúde e postos volantes, das 8h às 17h.

“O objetivo é que, além das crianças menores de 5 anos, que tomam as gotinhas, as que têm entre 1 ano e menos de 7 anos aproveitem o sábado para se imunizar contra o sarampo e as duas outras doenças que a vacina oferecida também protege”, observa a secretária municipal da Saúde, Eliane Chomatas, referindo-se à vacina Tríplice Viral.

A vacina Tríplice Viral, que é conjugada, protege ao mesmo tempo contra rubéola e caxumba. “Fica mais fácil para os pais e demais responsáveis vacinar no sábado porque nesse dia, em geral, eles dispõem de mais tempo. Além disso, não correm o risco de esquecer de levar os filhos para vacinar depois dessa data”, completa Eliane Chomatas.

Os endereços dos locais que oferecerão as duas vacinas estão disponíveis no site www.curitiba.pr.gov.br, da Prefeitura, ou clique aqui.

Números das vacinas
Do total de crianças esperadas nos postos, 23.619 tomarão apenas as três gotinhas contra a paralisia infantil, que serão ofertadas em regime de campanha de reforço apenas no sábado (13). Outras 41.307 receberão somente a dose única e injetável contra o sarampo e 84.839 serão imunizadas com as duas vacinas.

A aplicação de apenas uma delas ou das duas depende da idade da criança.  Quem ainda não completou 1 ano de vida (23.619 crianças), tomará apenas as gotinhas. As que têm entre 1 ano e 5 anos incompletos (84.913 crianças) tomarão as duas. Por fim, quem tem de 5 anos a 7 anos incompletos (41.307 crianças) receberá apenas a aplicação contra o sarampo.

Somente não deve se vacinar quem tiver alguma restrição clínica – como alergia aos componentes das vacinas ou imunodeficiência motivada por doenças ou tratamentos específicos. Nesses casos, os pediatras que acompanham as crianças orientam os pais e demais responsáveis. Já quem não tem restrição, mas estiver com febre superior a 38º C no dia da campanha, deve deixar a vacinação para quando estiver com a saúde normalizada.

Para garantir uma ampla cobertura contra o sarampo, depois do sábado de campanha a Tríplice Viral poderá ser encontrada nas 110 unidades municipais de saúde, no horário normal de funcionamento de cada uma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário