29 de setembro de 2011

Morre ex-prefeito de Uraí, o mais idoso do Brasil



O ex-prefeito de Uraí, Susumo Itimura (PSDB), que foi considerado o prefeito mais idoso do Brasil, morreu na madrugada desta quinta-feira (29) aos 92 anos em Londrina. Ele estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital do Coração desde o dia 15 de setembro. De acordo com a assessoria de imprensa do HCL, Susumo deu entrada no hospital com insuficiência cardíaca e fibrose pulmonar e, devido a idade avançada, o quadro complicou para uma pneumonia e insuficiência renal. Ele faleceu às 4h30.
Itimura teve o mandato cassado no último dia 22 de junho após ser acusado de
pagamentos irregulares e uso de notas frias. Uma investigação de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) resultou em Comissão Processante (CP) e, em votação, sua cassação foi definida por 6 votos a 2.


A denúncia partiu do vereador Ângelo Tarantini Filho, com base em ação do Ministério Público, que investigou o ex-secretário de Esportes do Município, Omar Mahamad Zebian, por desvio de recursos públicos com notas frias para pagamentos de serviços que nunca foram realizados pela prefeitura. Na ação, apresentada em março de 2010, o Ministério Público recomenda a cassação do prefeito por ato de improbidade administrativa.
Susumu Itimura ocupou a prefeitura de Uraí por cinco mandatos. Ele nasceu no Japão em 15 de março de 1919 e veio para o Brasil com menos de dois anos de idade. Após trabalhar com agricultura, decidiu ingressar na política e foi eleito prefeito da cidade pela primeira vez em 1963, repetindo o feito em 1973, 1996, 2004 e 2008.
Nas últimas eleições, Itimura declarou à Justiça ter um patrimônio superior a R$ 55 milhões.
Com a saída de Itimura, a prefeitura foi assumida pelo vice-prefeito, o dentista Almir Fernandes de Oliveira.
Susumo será sepultado no Cemitério Municipal de Uraí. Ainda não há confirmação sobre local e horário de velório.

>>> Mais informações em instantes.>>>bonde

Nenhum comentário:

Postar um comentário