23 de setembro de 2011

Comandante da PM quer mudar local de unidade prisional onde houve festa

Fotos mostram festa do filho do ex-PM Carlão, suspeito de ser miliciano.
Agentes que trabalhavam no dia do evento serão chamados para depor.

A assessoria da Polícia Militar informou que a Unidade Especial Prisional (antigo BEP) do Rio, em Benfica, na Zona Norte, será transferida para um lugar mais seguro. Segundo a  PM, o pedido foi feito pelo secretário de Segurança, José Mariano Beltrame ao comandante-geral da PM, coronel Mario Sergio Duarte, para que procurasse um local.
Fotos publicadas no "Jornal Extra" mostram uma festa no local que seria do filho do ex-policial militar, conhecido como Carlão, que teria ocorrido em setembro de 2010.
Segundo o comandante-geral Mário Sérgio, “exibir mesmo uma estética de poder, presos ostentando joias, cordões, pulseiras, anéis é absolutamente inconcebível. Eu inclusive recomendei que os presos usem uniforme. São ordens que eu estou determinando e que elas sejam cumpridas imediatamente”, disse ele.
A Polícia Militar informou, por meio de nota na tarde desta quinta-feira (22), que vai abrir uma sindicância para investigar a festa. Ainda de acordo com a polícia, todos os agentes que trabalhavam na unidade, no horário em que a festa foi realizada, serão convocados para prestar depoimento.
Segundo a polícia, o BEP já teve cinco trocas de comando desde que o comandante-geral assumiu a corporação, em julho de 2009. (Leia a íntegra da nota do final desta reportagem)
As quatro fotos do jornal já estão em poder da corporação. Ainda de acordo com a polícia, o atual comandante da unidade prisional, coronel Ricardo Arlem, se encontrou na tarde desta quinta-feira (22) com o comandante-geral, coronel Mário Sérgio, para discutir que medidas disciplinares podem ser adotadas.
Ex-PM foragidoNa madrugada do dia 2 de setembro, Carlão conseguiu fugir da Unidade Especial Prisional. A PM ainda não soube detalhar como aconteceu a fuga. Ele é suspeito de pertencer a uma milícia que atua em Campo Grande, na Zona Oeste, e estava preso desde junho do ano passado.

Segundo o Ministério Público, o ex-policial também é suspeito de atirar contra um outro PM em janeiro de 2010, na Avenida Brasil. Na ocasião, ele teve a prisão preventiva decretada pela 3ª Vara Criminal da Capital.
De acordo com o Ministério Público, Carlão foi denunciado por tentativa de homicídio duplamente qualificado. No momento da prisão, foram encontrados com o suspeito uma pistola calibre 45 e um carro roubado
Carlão é um dos ex-PMs com mandado de prisão expedido pela Operação Pandora que já estavam presos.
Nota da PM na íntegra1- O Comando da PM informa que hoje mesmo será aberta uma sindicância para apurar os fatos descritos. Foi pedido ao jornal todas as quatro fotos disponíveis, de modo a ajudar na sindicância. As quatro fotos já se encontram em poder da corporação.

2- O comandante da época, subcomandante e o oficial de dia que estava de serviço serão convocados para depor.
3- O comando da PM considera que a ostentação de jóias e objetos de valor, e o gestual agressivo, presentes nas fotos publicadas no jornal EXTRA, revelam uma ousadia e um desacato ao poder constituído. Tal situação é intolerável.
4-Confraternizações entre detidos e presos são permitidas pela lei, desde que dentro de protocolos legais e de segurança. Mas a sindicância, diante das imagens, irá verificar se houve do uso de bebidas alcoolicas, o que fere frontalmente a lei, e tal fato pode culminar na prisão de responsáveis.
5- A sindicância apurará também se a festa de aniversário da criança, realizada numa sexta-feira, ocorreu com conhecimento/consentimento do comandante e do subcomandante da unidade.
6- O comandante-geral da PM, coronel Mário Sérgio de Brito Duarte, já mudou o comando do BEP duas vezes desde a festa, ocorrida, segundo o jornal, dia 24 de setembro de 2010.
7- Desde que o coronel Mário Sérgio assumiu a PM, em julho de 2009, o comando do BEP já foi trocado cinco vezes.
8- O atual comandante da unidade prisional, coronel Ricardo Arlem, se encontrou na tarde desta quinta-feira com o comandante-geral para discutir que medidas disciplinares podem ser adotadas. Já se decidiu que os detidos no BEP passarão a usar uniforme. Já estão sendo calculados valores para estes uniformes.
9- O capitão preso em flagrante por causa da fuga do miliciano ganhou liberdade provisória na sexta-feira passada, mas vai responder a Inquérito Policial-Militar e está afastado das atividades do BEP.g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário