13 de agosto de 2011

Mães de meninas infratoras aguardam liberação de delegacia

Mulheres foram presas na quinta por abandono de incapaz em SP.
Justiça determinou soltura, mas alvará ainda não foi entregue à polícia.

As quatro mulheres presas na noite desta quinta-feira (11) por abandono de incapaz – elas são mães das meninas suspeitas de praticarem furtos e roubos na Vila Mariana, Zona Sul de São Paulo – aguardam neste sábado a chegada do alvará de soltura ao 97º Distrito Policial, em Americanópolis, também na Zona Sul. A Justiça determinou na noite desta sexta-feira (12) a soltura delas.
O pedido foi feito pela Defensoria Pública, que considera que as mães não são responsáveis criminalmente pelas ações das filhas e que nada caracteriza que as meninas foram abandonadas.
A decisão da juíza Maria Fernanda Belli, do Departamento de Inquéritos Policiais (Dipo), livrou ainda as quatro mulheres de pagar fiança, mas impôs duas medidas cautelares: que as indiciadas não saiam de São Paulo e compareçam em até sete dias ao Conselho Tutelar de Cidade Tiradentes, na Zona Leste.
As quatro foram presas quando foram até o 36º Distrito Policial, no Paraíso, para buscar as filhas – que tinham sido apreendidas pela Polícia Militar quando tentavam assaltar uma motorista na Vila Mariana. Ainda na delegacia, uma das meninas foi até o banheiro com a mãe. A reportagem da TV Globo gravou o que a mulher disse à filha. “Volta no mesmo local do crime, mas é besta mesmo, né!”.
Entre as meninas levadas para a delegacia, a mais velha tem 14 anos e a mais nova 10. As sete meninas já se envolveram em outras ocorrências – segundo a polícia, elas fazem parte de um grupo de menores que faz arrastões no comércio perto da Estação Ana Rosa do Metrô.
Após a prisão das mães, as meninas foram encaminhadas para um abrigo pelo Conselho Tutelar. O Estatuto da Criança e do Adolescente proíbe a internação de menores de 12 anos. Toda vez que eram apreendidas pela polícia, algumas meninas do grupo mentiam a idade, e por isso não iam para a Fundação Casa.g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário