27 de maio de 2011

Guarda Municipal recebe autorização para armamento



O Exército Brasileiro aprovou nesta semana o projeto que prevê o armamento da Guarda Municipal de Londrina. De acordo com o Secretário Municipal de Defesa Social, Joaquim Antonio de Melo, o próximo passo é dar início a um processo licitatório para a compra das armas.
Serão adquiridas 75 pistolas calibre 380 e 15 revólveres. O secretário explica que somente as pistolas podem ser usadas nas ruas, mas os guardas devem ser treinados para usar revólveres. "Depois do treinamento 60 pistolas vão para as ruas. Porém, o uso de revólveres também integra o treinamento".
Melo conta que o processo licitatório deve durar cerca de 60 dias. Depois disso, os guardas devem ingressar em um treinamento de 160 horas/aulas que será dado pela Polícia Militar e somente depois irem para as ruas da cidade armados.
Atualmente há 240 guardas municipais em Londrina, que trabalham em um esquema de revezamento com cerca de 60 a 70 guardas em cada turno. Por isso, as 60 armas adquiridas também devem ingressar no esquema de revezamento.
O secretário disse que o armamento da guarda municipal é necessária como estratégia de segurança. Ele acredita que a medida também garante mais segurança aos guardas, mas disse que isso não garante que situações como a da última quinta-feira (26), em que dois guardas foram esfaqueados sejam resolvidas. "Não sei se uma arma resolveria, mas com certeza possuir armas vai ajudar a intimidar os bandidos".(fonte bonde)

Nenhum comentário:

Postar um comentário