30 de outubro de 2012

O jacaré visto na ciclovia do Parque Barigui no sábado (27) poderá ser encaminhado para o Zoológico de Curitiba. Isso, se for encontrado. O animal é um filhote  e foi flagrado por vários frequentadores caminhando tranquilamente pelo parque. Agora, técnicos da prefeitura preparam um plano para encontrar e capturar o animal selvagem.
Em entrevista à Banda B, o diretor do Departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna da Prefeitura de Curitiba,  Alfredo de Castro Trindade, disse que hoje devem existir dois jacarés no parque e que lá não é o lugar deles.
“A captura tem que ser muito bem planejada, é um animal selvagem, com grandes ferramentas de defesa. Estamos avaliando os hábitos dele para preparar um plano de captura e removê-lo para o Zoológico de Curitiba”, explica.
Reprodução Facebook
O jacaré ficou alguns minutos fora da água


Trindade explica ainda que não é comum um animal como esse sair do lago em direção à pessoas e que ele deve ter feito isso por conta do excesso de chuva dos últimos dias. Segundo ele,  muitos objetos das ruas podem ter caído na água que ele vive. “A água deve ter ficado em uma condição desconfortável e ele teve que se deslocar para outro local. No parque Barigui há uma abundancia de alimentos devido aos peixes que tem no lago e ele não tem necessidade de buscar alimentos em outro local, por isso essa foi uma situação atípica”, conta ele.

Sobre o aparecimento dos animais no parque, Trindade explica que algumas pessoas vão fazer pescaria no Mato Grosso ou Amazônia, pegam o jacaré filhote, pequeno ainda para criar em casa. “Quando o animal começa a crescer, eles não conseguem manter em casa, então jogam em algum rio ou parque e acaba causando esses transtornos tanto para a população quanto para o poder público”, disse.
A orientação é que se o animal for visto novamente, ninguém deve se aproximar, nem provocá-lo. É importante acionar a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, pelo número 156 para que as medidas sejam tomadas.fonte banda b

Nenhum comentário:

Postar um comentário