31 de outubro de 2012

Aprovado projeto que proíbe som alto nos carros dos chamados ‘jacu boys’

Você está em casa descansando e, de repente, um som alto invade todos os ambientes da sua casa, dos vizinhos e toda a rua. São os chamados ‘jacu boys’, proprietários de carros que instalam sons potentes no veículo para que não só ele, mas qualquer pessoa que esteja a metros (ou até quilômetros) de distância ouça a música que ele escolheu. Pois a vida desses



 ‘jacu boys’ deve ficar um pouco mais difícil.
Os deputados estaduais do Paraná aprovaram na sessão ordinária desta terça-feira (30), em redação final, a proposição de nº 988/11, do deputado Luiz Eduardo Cheida (PMDB), que proíbe a utilização de equipamentos em veículos automotores que produzam som em nível de volume acima de 80 decibéis, medidos a sete metros de distância em vias públicas.
“Além de impedir a perturbação do sossego, a proposta evita que a saúde, bem mais precioso do ser humano, seja colocada em risco”, argumenta Cheida, que é médico e presidente da Comissão de Ecologia e Meio Ambiente do Legislativo.
Segundo ele, os danos à audição, quando provocados por ruídos, são praticamente irreversíveis. A medida não vale para ruídos produzidos por buzinas, alarmes, sinalizadores de marcha à ré, sirenes, motores e demais componentes obrigatórios do veículo, além de veículos comerciais prestadores de serviços como de publicidade, divulgação e comunicação (desde que estejam portando autorização emitida pelo órgão competente) e veículos de competição e entretenimento público (somente quando estiverem em locais de competição).
A multa prevista para o não cumprimento da lei é de 10 a 100 UPF/PR (Unidade Padrão Fiscal do Paraná) e, em caso de reincidência, o dobro. O projeto segue agora para sanção do governador Beto Richa.
Opine:
O que você acha da proibição de som alto nos veículos? A lei vai impedir o som alto dos 'jacu boys'?fonte banda b

Nenhum comentário:

Postar um comentário