24 de outubro de 2011

Ciclofaixa é inaugurada em Curitiba com ciclistas divididos entre protestos e elogios

A inauguração do 1º Circuito Ciclofaixa de Lazer de Curitiba, na manhã deste domingo (23), com um percurso de 4 km de extensão sinalizados por faixas vermelhas pintadas nas ruas, foi marcada pela presença de ciclistas satisfeitos com a novidade e outros tantos revoltados com a forma que o projeto foi implatado pela Prefeitura de Curitiba.
Cerca de 300 ciclistas protestaram contra o projeto que instalou a ciclofaixa do lado esquerdo da via de rolamento, contrariando o que está previsto no artigo 58 do Código de Trânsito Brasileiro. Para deixar clara a instifação, os manifestantes ignoraram a demarcação e circularam pela via da direita, pedindo a instalação de ciclofaixas todos os dias da semana.
O circuito foi simbolicamente inaugurado pelos próprios ciclistas, que, depois de percorrerem o trajeto, se dirigiram à casa do prefeito Luciano Ducci (PSB), para uma manifestação. O prefeito não falou com os manifestantes, porque, segundo a assessoria, está com um princípio de pneumonia.
Elogios
Mas não foram apenas protestos contra o Circuito de Ciclofaixa. Muitos ciclistas trafegaram no espaço reservado no asfalto e elogiaram a iniciativa. “Essa é uma iniciativa que a cidade precisava e que está sendo muito bem realizada pela Prefeitura. Agora é torcer para a população aderir a Ciclofaixa e começar a utilizar com mais frequência a bicicleta”, disse Igor Rocha, de 26 anos, que acordou cedo para estrear o novo circuito


O percurso da Ciclofaixa de Lazer possui saída nas esquinas da XV de Novembro com a rua Mariano Torres, onde os ciclistas passam pela própria XV, Marechal Deodoro; Emiliano Perneta;  Visconde de Nácar; André de Barros e Mariano Torres, roteiro que destaca cenários históricos e culturais de Curitiba.
Inicialmente o Circuito Ciclofaixa de Lazer acontecerá um domingo por mês. Os próximos passeios serão nos dias 27 de novembro; 18 de dezembro; 15 de janeiro; 12 de fevereiro; e 25 de março. No ano que vem, a ciclofaixa de lazer será ampliada até o Parque Barigui, num percurso de 14 km, e acontecerá todos os domingos. banda b

Nenhum comentário:

Postar um comentário