25 de outubro de 2011

PF prende 30 suspeitos de quadrilha que assaltava bancos e ônibus de turismo no PR, SC e RS

Uma grande ação contra o crime organizado foi teve início nas primeiras horas desta terça-feira (25) em Curitiba e em todo o Paraná. A Operação Mercúrio da PF (Polícia Federal) visa desarticular organização criminosa dedicada a diversos crimes violentos, como roubo, sequestro, homicídios, formação de quadrilha, tráfico de drogas e de armas, além de vários confrontos armados com a polícia.
Até as 8h30 desta terça-feira, 30 pessoas já haviam sido detidas e estavam sendo trazidas para a Superintendência da PF, no bairro Santa Cândida em Curitiba.
A operação acontece em conjunto com policiais civis e militares e deve cumprir 39 mandados de prisão e 50 de busca e apreensão nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Todas as ordens partiram da 1ª Vara Federal Criminal de Curitiba, ouvido o Ministério Público Federal.
Caixas eletrônicos
Desde dezembro de 2010, as investigações conduzidas pela DELEPAT (Delegacia de Repressão a Crimes Patrimoniais) permitiram identificar 53 criminosos, organizados em uma grande quadrilha que cometeu 15 roubos a caixas eletrônicos dos bancos Caixa, Santander, Sicredi e Itaú, nos Estados do Paraná e Santa Catarina.
Além dissos, os bandidos são acusados de envolvimento direto no sequestro de funcionários e roubo de 1 milhão de reais do banco Continental, no Paraguai (Salto del Guairá), em maio deste ano.
A maioria dos terminais roubados situava-se em terminais de ônibus de Curitiba, com prejuízo da Caixa Econômica Federal na ordem de 2 milhões de reais.
Além das ações violentas contra bancos, a quadrilha ainda roubava veículos na Capital e região metropolitana, além de Joinville, os quais eram clonados e utilizados para transporte dos criminosos, bem como assaltavam residências em Curitiba.
Confrontos com a polícia
No último mês de investigação a policia apurou que os criminosos passaram a assaltar ônibus de turismo que cruzavam a Capital em direção a Foz do Iguaçu ou a São Paulo. Após um destes roubos, houve troca de tiros com uma equipe da PRF (Polícia Rodoviária Federal), com apreensão de um fuzil e de uma pistola.
No período das investigações, houve outros 4 confrontos com forças policiais, sendo um deles no Paraguai, em junho deste ano, quando a quadrilha se preparava para uma investida contra um banco.
Na ocasião, por meio de ação conjunta com a PF, as autoridades daquele País prenderam parte do bando e apreenderam fuzis e explosivos. Na ação, dois criminosos foram mortos. Os criminosos que fugiram para o Brasil serão presos hoje.
Bandidos com currículo.

Os principais investigados são criminosos de alta periculosidade, sendo muitos egressos ou foragidos do sistema penitenciário, condenados por homicídio, latrocínio e roubo, dentre outros delitos.
Em face da alta periculosidade de alguns alvos da Operação, seus mandados de prisão serão cumpridos por grupos táticos como o COT (Comando de Operações Táticas) da PF, sediado em Braília/DF, TIGRE e COE, do Paraná, além dos GPI’s (Grupos de Pronta Intervenção) da PF, sediados em Porto Alegre, Curitiba e São Paulo.
Os presos serão custodiados sob forte esquema de segurança por Agentes Penitenciários Federais da Penitenciária Federal de Catanduvas, podendo ser recolhidos a qualquer das 4 unidades do Sistema Penitenciário Federal.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário