A Autarquia Municipal de Saúde (AMS) confirmou nesta quinta-feira (08/05) os três primeiros casos de dengue do ano em Apucarana. Segundo o superintendente de Vigilância Sanitária, Aguinaldo Aparecido Ribeiro, o resultado positivo dos exames, vindo do Laboratório Central do Paraná (Lacen), chegou na terça-feira. São dois casos importados, onde as pessoas contraíram a doença fora de Apucarana, e um caso autóctone, em que a dengue foi contraída no próprio município.
Os casos importados são de moradores do Núcleo João Paulo e do Núcleo Dom Romeu. “Um deles é um jovem de 15 anos e outro uma mulher de 33 anos, sendo que um contraiu a dengue em Uraí e outro em Sarandi, cidade que vive uma epidemia da doença. Já o caso em que a pessoa foi contaminada pela dengue em Apucarana, envolve um morador de 53 anos do Jardim Ponta Grossa”, diz Aguinaldo.
Acompanhados de perto desde a notificação da suspeita junto ao posto de saúde, todos já estão devidamente medicados e fora de qualquer risco de morte. “Também em todas as localidades onde há notificação de suspeita, antes mesmo da resposta do Lacen, uma equipe de agentes de endemias inicia imediatamente o bloqueio, com pulverização (fumacê) em um raio de 200 metros da residência onde a pessoa com suspeita da doença reside. Neste ano, graças a uma intensa atuação, tivemos apenas 170 notificações de suspeitas, com somente estes três casos confirmados pelo Lacen”, destaca o superintendente. veja mais em
APOIO CULTURAL:
Nenhum comentário:
Postar um comentário