15 de maio de 2014

Em Londrina Velórios são alvos de criminosos em capelas:

"Na hora que percebi que tinha sido roubada, eu fiquei chocada. Não respeitam mais nem o momento de dor e despedida", afirmou a técnica de enfermagem Sandra Mara Auceli, que teve a carteira furtada durante o velório do pai na última sexta-feira (9), em uma das capelas da Administração de Cemitérios e Serviços Funerários (Acesf) na avenida Juscelino Kubitschek, região central de Londrina. 

De acordo a técnica de enfermagem, o furto aconteceu quando ela usava o telefone celular para avisar o irmão de que o padre havia chegado para a benção final antes do sepultamento. "A carteira desapareceu de dentro da bolsa. Desconfio que uma mulher tenha entrado no local e levado a carteira, já que um homem levantaria suspeita ao abrir uma bolsa feminina", relatou. 
Sandra revelou que tinha uma quantia considerável de dinheiro e documentos, entre eles o registro profissional. Ela fez um boletim de ocorrência, mas ainda não teve os pertences recuperados. "O dinheiro não tenho mais esperança de recuperar. Mas preciso dos documentos até para trabalhar", afirmou. Quem encontrar os documentos pode entrar em contato pelo telefone 3321-4205. "Na semana passada, outra mulher encontrou a bolsa que havia sido furtada da capela no cemitério São Pedro. Precisamos de mais segurança", cobrou. 
Rondas e câmeras 
A superintendente da Acesf, Sônia Gimenez, informou que três furtos foram registrados nos últimos dois meses em Londrina, sendo um na capela do Conjunto Santa Rita e dois nas capelas da avenida JK. No entanto, Sônia admitiu que o número pode ser maior, já que algumas vítimas não registram o boletim de ocorrência e não procuram a Acesf. 
"As vítimas devem registrar a ocorrência na Acesf, por meio de um requerimento. Isso é importante para a administração das capelas. Além disso, as pessoas devem tomar cuidado independente do horário do velório", recomendou. 
A superintende disse que encaminhou pedido para a Secretaria de Defesa Social para intensificar as rondas da Guarda Municipal e a instalação de postos mais próximos das capelas. "No próximo ano, vamos realizar um estudo para investir na instalação de câmeras nas capelas mais utilizadas", adiantou. Ao todo, Londrina tem 19 capelas. 
Ela ainda lembrou que a Acesf vai investir na limpeza e segurança dos cemitérios com recursos arrecadados por meio da taxa de manutenção anual, que começa a ser cobrada a partir do próximo mês. 
No final do ano passado, a Acesf também foi vítima de assaltantes, que furtaram uma caminhonete do município. O veículo foi recuperado no mês passado na zona rural de Alvorada do Sul e vai precisar passar por uma série de reparos.(fonte bonde)


APOIO CULTURAL:

Nenhum comentário:

Postar um comentário