5 de janeiro de 2012

Estudante brasileiro morre em lago congelado na Rússia

Henrique Vasques, de 21 anos, patinava em lago quando gelo se rompeu.
Segundo Itamaraty, feriado está atrasando traslado do corpo ao Brasil.

O estudante Henrique Vasques, que cursava medicina na Rússia (Foto: Reprodução / Arquivo pessoal)O estudante Henrique Vasques, que cursava
medicina na Rússia (Foto: Reprodução / Arquivo
pessoal)
Um estudante brasileiro que cursava medicina na Rússia morreu na última segunda-feira (2) quando patinava com um amigo num lago congelado na cidade de Kursk, a 456 km de Moscou.
O paulistano Henrique Vasques de Haro, de 21 anos, já estava voltando para casa quando, segundo amigos, o gelo se rompeu. Ele e o também brasileiro Rafael Lusvarque caíram na água e tentaram nadar até a borda.
De acordo com Jemerson Fabio Gomes de Souza, amigo dos brasileiros, um policial que passava pelo local ajudou a retirar os dois da água. Rafael foi hospitalizado mas Henrique, que já estava inconsciente devido ao frio, não resistiu.
Segundo Jemerson, a família enfrenta agora a burocracia para repatriar o corpo do estudante, que era ex-tenente de Cavalaria no Brasil. “Estamos tentando intermediar a situação, mas está cada vez mais difícil, aumentando ainda mais o sofrimento da família, que recebe notícias divergentes”, relata.
A assessoria de imprensa do Itamaraty informa que a embaixada brasileira em Moscou está em contato com autoridades russas para providenciar a repatriação do corpo do estudante. O problema, segundo a assessoria, é que a expedição de alguns documentos necessários, como o atestado de óbito, tem demorado devido ao feriado de Ano Novo, que na Rússia se estende até o dia 9.fonte g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário