19 de janeiro de 2012

Advogado diz que saída de Daniel do BBB foi 'injustiça' e pede sua volta

O advogado Wilson Matias, que representa o modelo paulista Daniel Echaniz, de 31 anos, disse nesta quinta-feira (19) que foi "uma injustiça" a eliminação de seu cliente da 12ª edição do reality show "Big Brother Brasil" e que trabalha pela volta dele ao programa da TV Globo.
Daniel foi eliminado na segunda-feira. Ele é investigado pela polícia em um inquérito que apura um suposto estupro dentro da casa onde é gravado o reality show, nos estúdios do Projac, na Zona Oeste do Rio.
As declarações do advogado foram dadas em uma entrevista coletiva concedida por ele em um hotel no Rio na tarde desta quinta. "Vim pedir para o povo nos ajudar a fazer com que Daniel volte ao reality show", disse. "Nós queremos que ele volte. E ele também."
Originalmente, estava prevista a presença do próprio Daniel na entrevista. Por volta da 0h30 desta quinta, a TV Globo emitiu nota em que afirmou que Daniel estava liberado para dar declarações. Mas Matias diz que a liberação não chegou às mãos dos advogados e que, por isso, preferiu não levar Daniel à entrevista.
A cena que levou à saída de Daniel do programa ocorreu na madrugada de domingo (15). Após uma festa iniciada na noite de sábado, as câmeras do programa registraram Daniel junto com a estudante gaúcha Monique Amin, 23 anos, sob o edredom, em uma cama. Depois que a cena foi ao ar, passou a circular na internet a versão de que Monique sofreu abuso sexual.
Segundo o advogado de Daniel, Monique não se encontrava em estado de inconsciência em nenhum momento. "Da mesma forma que ele tocou no corpo de Monique, Monique tocou no corpo dele", disse.
Segundo ele, a cena dos dois "não é socialmente inadequada dentro do reality show" e, por isso, na avaliação dele, foi exibida. "Ele foi retirado do programa por uma injustiça", disse.
Matias questiona: "Se fosse o galã, será que ele também seria excluído? Ou será que ele foi excluído por ser descendente de afro? Será que foi racismo?"
Em nota, TV Globo reforça que não exibiu cenas consideradas polêmicasNo início da noite, a Central Globo de Comunicação (CGCom) divulgou a seguinte nota:
"É preciso repetir mais uma vez que, comprovadamente, a TV Globo não exibiu as cenas consideradas polêmicas. As cenas em questão foram exibidas apenas no pay per view e pelas emissoras concorrentes.
Num primeiro momento a situação foi considerada dentro da normalidade. Depois, diante das especulações - inclusive com o questionamento formal de órgãos públicos –, a atitude mais sensata foi o afastamento de Daniel, também para que ele possa formalmente responder às acusações.
Mesmo com Monique afirmando em depoimento que consentiu, ainda está em curso uma apuração, e a permanência dele certamente é inadequada ao programa."
InvestigaçãoO suposto estupro está sendo investigado na 32ª DP (Taquara), na Zona Oeste do Rio. Na tarde de quarta-feira (18), o delegado Antônio Ricardo Nunes informou que uma perícia será feita em material recolhido na casa do reality show "Big Brother Brasil". Além de imagens, serão periciadas calcinha, cueca e roupa de cama.
O delegado quer saber se Monique estava desacordada, sob o edredom. "Se ela estava desacordada, nós entendemos que houve estupro de vulnerável", afirmou o delegado. "Por enquanto, Daniel é ouvido na qualidade de testemunha", afirmou ele na quarta, acrescentando que "neste primeiro momento" não pretender interrogar mais ninguém.
Na entrevista desta quinta, o advogado de Daniel disse que "certamente serão encontrados" vestígios de sêmem. "A cueca é dele, e ele faz o que ele quiser."
O inquérito para apurar o suposto caso de estupro foi aberto na tarde de terça (veja ao lado reportagem do Jornal Nacional).
Depoimentos no Projac
Na terça, o delegado Antônio Ricardo Nunes foi ao Projac e ouviu separadamente os dois, por cerca de uma hora e meia cada um.
Segundo ele, Monique afirmou que não houve sexo entre ela e Daniel. No depoimento, ambos disseram que as carícias foram consentidas e que, apesar da ingestão de bebidas alcoólicas, estavam conscientes. Monique não quis fazer exame de corpo de delito.

A promotora Cristiane Monnerat, responsável por acompanhar o caso, afirmou, na tarde de terça, que só vai falar após a conclusão do inquérito. "A ação penal é incondicionada. Para que seja confirmado o estupro tem que se comprovar que ela tinha total e plena incapacidade para oferecer resistência", disse a promotora, ressaltando que ainda não viu as imagens

Cronologia BBB (Foto: Arte G1)
Entenda o casoNa madrugada de domingo (15), após uma festa iniciada na noite de sábado, as câmeras do programa registraram Daniel junto com Monique, sob o edredom, em uma cama. Depois que a cena foi ao ar, passou a circular na internet a versão de que Monique sofreu abuso sexual.
Na tarde de segunda, a Polícia Civil anunciou que foi aberto um registro de ocorrência para investigar as circunstâncias de susposto abuso. E o delegado foi ao Projac buscar informações.
Na segunda à noite, a Central Globo de Comunicação (CGCom) informou que Daniel foi eliminado por ter infringido regras do programa, sem especificar quais (leia mais). Às 17h28 desta terça, a CGCom divulgou uma nova nota em que diz: "Assim que surgiu a suspeita, a TV Globo iniciou a apuração dos fatos, que num primeiro momento apontavam para uma cena de carícias semelhante à de outras edições. Após avaliação, a emissora decidiu pelo afastamento de Daniel, até para que ele pudesse prestar esclarecimentos formais à polícia" (leia mais).
A TV Globo lembra ainda que as imagens foram divulgadas apenas para quem tem o sistema pay per view, na TV a cabo, e para assinantes da globo.com. Na TV aberta, um resumo foi exibido na edição de domingo do BBB. À noite, no programa, o apresentador Pedro Bial disse no ar as informações da nota.
Ministério PúblicoNa segunda, a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) enviou ofício ao Ministério Público Estadual do Rio de Janeiro solicitando a tomada de "providências cabíveis" no caso. Segundo a secretaria, o ofício foi elaborado com base em demandas encaminhadas por cidadãs de várias cidades à Ouvidoria da SPM, pedindo providências.
A exclusão de DanielO anúncio da saída de Daniel foi feito por meio da nota divulgada pela CGCom às 21h53 de segunda. A nota afirma que Daniel foi excluído "devido a um grave comportamento inadequado" e que houve "rigorosa avaliação da Rede Globo, iniciada no domingo de manhã".
Cerca de meia hora depois da divulgação da nota, o apresentador Pedro Bial abriu o programa dizendo: "Desde domingo de manhã, a direção avalia o comportamento de Daniel, suspeito de ter infringido as regras do programa".
Em seguida, foram mostradas cenas do fim de semana. Na volta, Bial anunciou: "O Big Brother avaliou o comportamento de Daniel sem precipitação, com o máximo cuidado. Analisamos as imagens que evidenciaram uma infração ao regulamento do programa. Depois de criteriosa avaliação, a direção do programa entendeu que o comportamento do brother na noite da festa foi gravemente inadequado. Consequentemente, Daniel está eliminado do BBB12".

Nenhum comentário:

Postar um comentário