5 de janeiro de 2012

Ação na Cracolândia prende condenados pela Justiça

Segundo a PM, quatro procurados foram capturados em SP.
Outras três pessoas foram presas em mais de 350 abordagens.

 
A Polícia Militar divulgou na manhã desta quinta-feira (5) um balanço da Ação Integrada Centro Legal, operação realizada desde terça (3) na região da Cracolândia, na região central de São Paulo. Até as 6h desta quinta, três pessoas foram presas e quatro condenados pela Justiça foram capturados. A polícia também apreendeu 21 gramas de drogas e fez mais de 350 abordagens.
Desde o início da operação, ninguém foi encaminhado pelos policiais militares para albergues, hospitais ou para tratamento de saúde mental. No período, nenhuma arma foi apreendida. Segundo a polícia, 20 abordagens sociais foram feitas. Nesta quarta-feira (4), a Prefeitura informou que por vontade própria, ao menos 23 crianças procuraram ajuda em uma unidade de saúde.
Segundo a PM, o objetivo inicial é coibir o tráfico e depois abrir espaço para o trabalho de assistentes sociais. Ainda de acordo com a corporação, as ações na Cracolândia serão desenvolvidas de maneira permanente, "não havendo, assim, previsão para o término", informa
FaxinaEm dois dias de operação, também foram recolhidas 14,5 toneladas de resíduos espalhados pelas principais vias da região da Cracolândia, segundo a assessoria de comunicação da Prefeitura. Além da retirada de entulho, bueiros e ruas da região passaram por uma lavagem completa. Para tanto, foram utilizados nove veículos entre caminhões pipa, coletores e tratores com pá carregadeira.
cavalaria cracolândia (Foto: Mario Angelo/Sigmapress/AE)Cavalaria da PM ocupou ruas da região da Cracolândia nesta quarta-feira (Foto: Mario Angelo/Sigmapress/AE)
KassabO prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, considerou nesta quarta-feira “um avanço” a ação que acontece na Cracolândia. “[Ação] não é enxugar gelo. São pessoas dependentes, doentes. Já é um avanço estarem em uma região que tem polícia, que passará diariamente por processo de limpeza urbana, uma região em que as pessoas sabem que têm a possibilidade de serem encaminhadas para equipamentos adequados, onde serão submetidas a tratamento”, afirmou o prefeito.
Para Kassab, o grande desafio é convencer as pessoas a aceitarem tratamento especializado para abandonar o uso das drogas. “[O convencimento] é o grande desafio da humanidade nos grandes centros urbanos. Felizmente, a Prefeitura, nos últimos tempos, tem conseguido ser feliz na abordagem. Cada vez mais ela consegue levar as pessoas para tratamento”, declarou.
De acordo com o prefeito, dezenas de agentes de saúde trabalham na região central para tentar convencer os dependentes a aceitarem tratamento. Quanto à estrutura, Kassab afirmou que os dependentes poderão contar com centenas de leitos alugados em unidades particulares, além da estrutura do governo estadual e federal.fonte g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário