Em um dos flagrantes registrados, um agente fala ao aparelho celular enquanto dirige. O internauta questionou: “Eles podem???”. E completou: “Vamos compartilhar (a foto)...”, lembrando em seguida que a CET dispõe de radares e câmeras para vigiar e multar motoristas infratores. Na situação inversa, são os marronzinhos que agora viraram alvo dos modernos aparelhos de telefonia celular, que fotografam e filmam.
Consultada, a CET, por meio de sua assessoria de imprensa, informou que “os agentes e funcionários da companhia também respondem pelas infrações de trânsito que cometem”. E acrescentou: “além disso, quando um agente é flagrado praticando uma irregularidade no trânsito é chamado para prestar esclarecimentos e pode ser punido administrativamente com advertência e suspensão”.
Em outra foto postada no Facebook, agente aparece
falando ao celular (Foto: Reprodução/Facebook)
De acordo com Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é proibido falar ao celular enquanto dirige. A pena prevista é multa de R$ 117,24 e a perda de cinco pontos na carteira do motorista – uma infração média, portanto. A recomendação ao motorista é a de sempre desligar o aparelho quando estiver dirigindo ou então parar o veículo em local seguro quando for atender o celular.falando ao celular (Foto: Reprodução/Facebook)
Em outro flagrante, uma picape da CET, com cones de orientação de pista na parte traseira, está estacionada em uma vaga exclusiva para portadores de necessidades especiais. No local, há sinalização de solo e placa de advertência para os motoristas.
De acordo com o artigo 181 do CTB, estacionar em desacordo com a sinalização, incluindo placas de estacionamento privado, é infração leve, sujeita à perda de três pontos na carteira, aplicação de multa - R$ 53,20 - e remoção do veículo. O comentário de um internauta sobre o flagrante foi irônico: “A CET surpreendendo. Tô (sic) gostando de ver
A CET esclareceu ainda que “todos os 2.400 agentes que trabalham na fiscalização e monitoramento do trânsito recebem treinamento periódico quanto às infrações estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro”. “Além de orientações para reforçar seus conhecimentos de fiscalização”, os agentes “também passam por reciclagem para aprimorar sua conduta no trânsito”, completa a companhia.
Segundo a CET, todos os canais de comunicação oficiais do órgão “estão abertos para receber reclamações e denúncias, inclusive desta natureza”. A CET, no entanto, não informou quem é responsável por fiscalizar os seus próprios agentes.g1
Nenhum comentário:
Postar um comentário