19 de julho de 2011

Sobe para 10 número de mortos pela chuva no NE; 6 mil estão fora de casa

Criança morreu em desabamento e menino está desaparecido na Paraíba
Em PE, são 9 mortos e o governo distribuiu alimentos para desabrigados.

Local onde deslizamento matou duas crianças em

Chega a 10 o número de mortos pelas chuvas no Nordeste. Além dos 9 mortos que já haviam sido divulgados pela Defesa Civil de Pernambuco, o governo da Paraíba confirmou nesta terça-feira (19) a primeira morte no estado: uma criança de dois meses, vítima de um deslizamento de terra.
No total, mais de 6 mil pessoas estão desalojadas ou desabrigadas em Pernambuco e na Paraíba devido às fortes chuvas que atingiram os dois estados durante o fim de semana.
Segundo balanço da Defesa Civil de Pernambuco, o estado registrou 9 mortos até esta terça-feira (18) e possui 342 famílias desabrigadas e outras 645 desalojadas, totalizando mais de 4.935 pessoas.

O governo informou que está trabalhando com as prefeituras na distribuição de cestas básicas, colchões e também retirando as famílias que residem em áreas de risco para evitar que desmoronamentos provoquem mais vítimas.
A última morte confirmada em Pernambuco foi registrada no Recife, onde voltou a chover fraco durante a madrugada desta terça. Uma jovem de 23 anos, que havia sido hospitalizada no domingo por causa de um deslizamento de terra na capital, acabou morrendo.

chuvas pernambuco (Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem/AE)Ponte na rodovia PE-75, entre os municípios de Goiana
e Itambé, teve a cabeceira destruída
(Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem/AE)
Segundo a Defesa Civil, as cidades de Goiana, Timbaúba, Aliança, Vicência e Recife registraram deslizamentos e enchentes por conta da elevação dos níveis dos rios que formam a bacia do Rio Goiana.
Goiana é a cidade que registra nesta terça-feira mais pessoas fora de casa por causa das inundações. São 203 famílias desabrigadas e outras 500 desalojadas. Apesar da chuva e do transbordamento dos rios, não houve mortos na cidade.
Paraíba
A situação continua grave na Paraíba, onde a Defesa Civil decretou situação de emergência em 26 municípios. No total, 28 cidades estão em estado de atenção.

 Em várias cidades, como Rio Tinto, nem a prefeitura escapou da enchente. Igrejas, casas e lojas estão cheias de água e os moradores improvisaram barcos para poder se locomover pelas ruas. Na zona rural, a água destruiu plantações e uma ponte desabou.
Em Campina Grande, uma casa desabou durante a enchente. Uma mulher e seu filho, de de dez anos, foram arrastados pela correnteza. A mãe foi socorrida, mas o menino permanece desaparecido. Na mesma região, parte do teto de uma casa caiu sobre uma criança de dois meses em Puxinanã. Ela é a primeira morte registrada pelas chuvas no estado.
A Defesa Civil não possuía até as 9h desta terça-feira um levantamento completo sobre o número de desabrigados pelas chuvas. Segundo o órgão, no município de Ingá, há mais de 350 desabrigados, e em Rio Tinto, outras 200 pessoas estão desalojadas. De acordo com o governo, mais 100 famílias estão desabrigadas em Alagoa Grande e 50, em Pocinhos. No total, haveria mais de mil pessoas fora de casa.
A prefeitura de Poncinhos suspendeu as aulas, devido às inundações e falta de condições de acesso às escolas. Pelo menos 27 reservatórios de água e 27 açudes do estado estão sangrando. Há preocupação com a possibilidade de faltar água e o governo pediu para a população economizar.g1
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário