6 de julho de 2011

PF tem nova estratégia no combate ao tráfico de cocaína na fronteira do país

Brasil é vizinho de quatro país mais produtores da droga no mundo.
São 16 mil quilômetros de fronteira e 22 postos de fiscalização policial.

A Polícia Federal (PF) participou da primeira operação coordenada pelas polícias do Peru e do Brasil para acabar com uma plantação de coca em território peruano.
Veja o site do Bom Dia Brasil
Após uma reunião com integrantes do alto comando das polícias peruana e brasileira o grupo sobrevoou nove pontos de clareias com plantações de coca, que foram descobertos pelo serviço de inteligência da polícia peruana. A área da operação tem um formato geométrico de um trapézio, que deu nome para a operação. Participaram cerca de 200 policiais peruanos e 50 policiais brasileiros da erradicação de plantação de coca.
Sérgio Fontes, superintendente da PF no Amazonas. "Acho que estamos abrindo um precedente valioso em termos de cooperação internacional. As plantações de coca nunca estiveram tão próximas do Brasil. A distância chega a menos de 50 metros. Só há uma razão para que elas não estejam em território brasileiro, o acaso"
Fiscalização na fronteira
A cidade de Tabatinga, que tem cerca de 52 mil habitantes e é onde fica a tríplice fronteira entre Brasil, Peru e Colômbia. O trânsito entre um país e outro, por exemplo, do Brasil para Colômbia não é fiscalizado.

O Brasil é vizinho de quatro dos maiores produtores de droga no mundo: Colômbia, Peru, Bolívia e Paraguai. São 16 mil quilômetros de fronteira e 22 postos de fiscalização da Polícia Federal.
Para se chegar até a cidade de Santa Rosa, no Peru, são necessários sete minutos para concluir o percurso. Na saída de Tabatinga (AM), ninguém perguntou nada à reportagem da TV Globo. O mesmo ocorreu do lado peruano da fronteira.
Segundo a polícia peruana, a plantação de coca que foi erradicada na operação ficaria pronta em dois meses e a cocaína produzida com as folhas seria preparada para o mercado brasileiro.g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário