31 de março de 2011

Cremesp investiga caso de tesoura esquecida na barriga de paciente

O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) abriu nesta quinta-feira (31) uma sindicância para investigar o caso da uma dona de casa que viveu dois anos com uma pinça cirúrgica dentro da barriga. Caso aconteceu em Araraquara, a 273 km de São Paulo.
Os exames de raio-X mostraram claramente a pinça cirúrgica de cerca de 18 centímetros dentro do corpo da mulher. O objeto foi deixado em novembro de 2008, durante uma cirurgia para a retirada de um ovário.
O erro só foi descoberto depois de dois anos. “Ela retirou um ovário, fez tratamento de quimioterapia e tocou a vida, mas começou a sentir dores no abdômen no final do ano passado e foi com um exame que descobriram”, explicou o marido da vítima, Edson França
Assim que o erro foi descoberto, o mesmo médico fez uma nova operação para retirar o objeto. Agora, a família está entrando com um processo na Justiça contra o médico. “Foi necessário retirar um pedaço do intestino e o outro ovário”, disse França.
O cirurgião foi procurado pela reportagem, mas ele não respondeu às ligações. A administração do Hospital Beneficência Portuguesa, onde foram feitas as duas cirurgias, diz que apenas oferece a infraestrutura, mas não tem responsabilidade pelo procedimento cirúrgico.
O diretor Fábio Santiago disse que o prontuário da paciente já foi disponibilizado para que o Conselho Regional de Medicina apure a conduta do médico. “O hospital limita-se a fornecer as instalações e procura fazer da melhor forma, mas não tem autoridade para questionar a metodologia do médico”, disse. A sindicância deve ser concluída em seis meses.(fonte G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário