7 de junho de 2017

Órgãos de menino atropelado em Arapongas salvam vida de 4 crianças

O gesto de solidariedade da família de um garoto de quatro anos, atropelado na região norte do Estado na semana passada, salvou a vida de outras quatro crianças nos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. Apesar da dor da perda do filho, os pais do menino decidiram doar os órgãos dele para transplante. A captação foi realizada na madrugada deste domingo (4) no Hospital Infantil Sagrada Família, em Londrina.
Raridade
Além deste caso, o Hospital Infantil já realizou outras duas captações de órgãos, e registra apenas dois casos de recusa de doação pela família. “Pela precocidade do óbito, a doação de órgãos de criança envolve ainda mais sofrimento na família”, afirma Flávia Bussolo, enfermeira da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do Hospital Infantil.
Segundo o Ministério da Saúde, para ser doador de órgãos basta informar os familiares da decisão – não é preciso deixar documento escrito. A captação é feita em casos de morte cerebral, em que ainda há batimentos cardíacos. Para mais informações acesse o site: www.brasil.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário