25 de fevereiro de 2013

Menor do sinalizador deixa Vara da Infância após depoimento

Jovem de 17 anos prestou esclarecimentos por pouco mais de duas horas.
Ele afirma ter disparado o sinalizador que causou a morte de um menino
.


O adolescente de 17 anos que afirma ter disparado o sinalizador que causou a morte de um menino na partida entre Corinthians e San José, na Bolívia, na semana passada, deixou por volta das 17h15 desta segunda-feira (25) a Vara da Infância e da Juventude de Guarulhos, na Grande São Paulo.
Ele estava acompanhado do advogado e não falou com os jornalistas após o depoimento que durou um pouco mais de duas horas. O jovem foi ouvido por promotores. O disparo do sinalizador durante a partida na Bolívia atingiu no olho um torcedor boliviano do clube San José, de 14 anos, que morreu pouco depois de ser socorrido, em 20 de fevereiro.
A defesa do adolescente acredita que ele irá responder por homicídio culposo, quando não há intenção de matar.
 
Em entrevista ao Fantástico deste domingo (24), o corintiano afirmou que utilizou o sinalizador para comemorar o primeiro gol do clube paulista, aos 6 minutos de jogo, na partida da Libertadores. Após o incidente, 12 torcedores do Corinthians foram detidos em Oruro sob acusação de autoria e cumplicidade na morte do menino.
Em entrevista nesta segunda-feira, o advogado Ricardo Cabral disse que o depoimento do menor nesta tarde na Vara da Infância e da Juventude de Guarulhos deverá ser encaminhado para autoridades bolivianas. A expectativa é que o jovem responda por homicídio culposo, quando não há intenção de matar, e que permaneça em liberdade, no Brasil.
Jovem deixa Vara da Infância em Guarulhos (Foto: Paulo Toledo Piza/G1)Jovem deixa Vara da Infância em Guarulhos
nesta segunda (Foto: Paulo Toledo Piza/G1)
"Ele [o menor] imaginou que assim que acionasse [o sinalizador] sairia aquela labareda, não imaginou que [o sinalizador] fosse sair voando", afirmou o advogado. Ainda de acordo com Cabral, dos seis sinalizadores comprados pelo menor, dois eram acionados manualmente, sem a necessidade de fogo.
Ao ser questionado se outros torcedores possuíam sinalizadores semelhantes ao que causou o incidente, o advogado afirmou que todos os sinalizadores encontrados na mochila apreendida pela polícia boliviana pertenciam ao adolescente. "No momento em que foi disparado o sinalizador, ele [o menor] foi hostilizado pela própria torcida do Cortinhians. Então ele abandonou a mochila que portava na arquibancada, se afastou e retornou em outro ponto da arquibancada." Nesse intervalo, segundo Cabral, a polícia foi ao local, apreendeu a mochila com os sinalizadores e 12 torcedores foram detidos "aleatoriamente". O advogado ressaltou ainda que a Gaviões da Fiel não sabia da existência desses sinalizadores e que o menor pode sofrer sanções dentro da torcida, de advertências até a expulsão.fonte g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário