18 de junho de 2012

Paraná tem cinco mortes por gripe A; número é superior ao registrado no mesmo período de 2011


Levantamento da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) divulgado nesta segunda-feira (18) apontou um aumento no número de mortes provocadas pela gripe A no Paraná. Até a última terça-feira (12), duas pessoas haviam morrido.
Entre os mortos, há um morador de Curitiba que foi infectado fora do estado e morreu em São Luís, no Maranhão. Astorga, São Mateus do Sul, Cornélio Procópio e Curitiba foram as cidades em que aconteceram os outros óbitos. O alerta feito pela Sesa está no fato do inverno começar nesta semana, o que tende a complicar ainda mais a situação.
Segundo o levantamento, são 64 casos confirmados em 21 municípios desde o início do ano. Metade deles só no mês de junho. O número já é superior ao registrado durante o ano passado, quando apenas duas pessoas foram diagnosticadas.
MEDICAMENTO – A Secretaria da Saúde recomenda que todas as pessoas que apresentarem febre, associada a tosse ou dor de garganta, sejam encaminhadas imediatamente para uma unidade básica de saúde. “Se o caso for classificado como suspeito de gripe o médico deve receitar o medicamento Oseltamivir, mesmo sem a confirmação por exames laboratoriais”, afirma o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz. O medicamento age contra os tipos de vírus Influenza mais circulantes no País e evita o agravamento do quadro clínico do paciente.
O Governo do Estado oferece cerca de 2 milhões de apresentações do Oseltamivir para toda a rede pública de saúde do Paraná. Por determinação do secretário da Saúde, Michele Caputo Neto, desde a última sexta-feira (15) os hospitais da rede privada que atendem casos de urgência e emergência também estão recebendo o medicamento.
PREVENÇÃO – Além da vacinação, há formas simples de se prevenir contra a gripe e outras doenças respiratórias. A Secretaria da Saúde recomenda que a população não compartilhe objetos de uso pessoal e mantenha as mãos sempre higienizadas, com a aplicação de álcool gel ou lavagem com água e sabão. Deixar os ambientes arejados, com bom fluxo de ar, também evita a circulação do vírus. Ao espirrar, pessoas com sintomas da gripe devem proteger a boca com um lenço para diminuir os riscos de contaminação do ambiente.
A secretaria prepara ainda materiais educativos sobre as principais formas de prevenção e orientações quanto aos casos suspeitos de gripe. O material será distribuído para todos os municípios nas próximas semanas.
SALA DE SITUAÇÃO – A partir desta semana, a sala de situação da Secretaria da Saúde, que antes monitorava apenas o comportamento da dengue no Estado, passa a acompanhar também a gripe nos municípios. Toda segunda-feira será divulgado um boletim detalhado sobre o panorama da doença no Paraná.
Até agora todos os casos de gripe A (H1N1) estão concentrados em 21 municípios do Estado: Matinhos (4), Paranaguá (4), Campo Largo (2), Colombo (1), Curitiba (24), Fazenda Rio Grande (1), Pinhais (2), Piraquara (1), São José dos Pinhais (2), Ponta Grossa (6), Guarapuava (1), São Mateus do Sul (1), Pato Branco (1), Francisco Beltrão (2), Cascavel (1), Juranda (1), Astorga (1), Maringá (3), Sarandi (1), Cornélio Procópio (1), Tibagi (5).
Na quinta-feira (21) haverá videoconferência com os diretores e equipes das regionais de saúde para atualização dos procedimentos adotados pelo Governo do Estado.fonte banda b

Nenhum comentário:

Postar um comentário