21 de maio de 2012

Emergências devido à chuva passam do dobro em uma hora, diz Codesal

Defesa Civil de Salvador registrou, até as 9h20, 111 solicitações.
Até as 8h30, número era de 52. Maioria é sobre deslizamento de terra
.

Emergências devido à chuva passam do dobro em uma hora, diz Codesal  (Foto: Imagens/ TV Bahia)Homem se esforça para salvar filhotes em meio ao alagamento (Foto: Imagens/ TV Bahia)
A Defesa Civil de Salvador registrou, até as 9h20 desta segunda-feira (21), 111 solicitações de emergência, o dobro do somado quase uma hora antes, às 8h30, quando o boletim do órgão indicou 52 ocorrências na capital baiana.
A maioria das ocorrências, 48 no total, é sobre deslizamentos de terra. Há ainda 16 ocorrências de alagamentos de área e 15 ameaças de desabamento de imóvel. Quatro imóveis já desmoronaram na cidade. Ninguém ficou ferido.
Em número menor, a Defesa Civil atende também duas ameaças de desabamento de muro, seis ameaças de deslizamento de terra, duas ameaças de queda de árvore, sete árvores já caídas, uma avaliação de imóvel alagado, sete desabamento de muro, três desabamentos parciais, um galho de árvore caído e, por fim, uma infiltração.
A Codesal permanece com o plantão 24 horas da Operação Chuva, atendendo às solicitações pelo telefone gratuito 199 ou 156. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o tempo deve permanecer nublado com pancadas de chuva. A temperatura deverá variar entre 22ºC a 26ºC.
Efeitos da chuva
Salvador enfrenta mais um dia chuvoso nesta segunda. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o tempo deve permanecer nublado com pancadas de chuva a qualquer hora em Salvador. A temperatura deve variar entre 22ºC e 26ºC.
Os efeitos da chuva continuam a causar transtornos à população. Do início desta manhã, até por volta das 8h30, a Avenida Bonocô, sentido Rótula do Abacaxi, ficou interditada por causa de um deslizamento de parte de um barranco. Por volta das 9h, a Transalvador indicou que a pista já tinha sido liberada. Problemas de deslizamento também foram registrados em Águas Claras, São Marcos e Novo Horizonte.
Moradores de Salvador também relatam problemas em áreas como Periperi, onde ruas estão alagadas; em Sete de Abril, onde um deslizamento de terra teria derrubado um poste de iluminação e em Itapuã; onde casas chegaram a ser invadidas pela água. A polícia não tem informações sobre vítimas. A Defesa Civil (Codesal) foi acionada e equipes estão sendo deslocadas para os locais.
Previsão para esta segunda-feira é de chuva por todo o dia, aponta Inmet (Foto: Reprodução/ TV BA)Codesal registrou quatro quedas de árvore até as
7h38 (Foto: Reprodução/ TV BA)
A chuva também causou a queda de árvores durante esta madrugada. Dois casos foram registrados na Avenida ACM, próximo à Ceasa, sentido centro, e na Federação, próximo ao Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb).
Além disso, a Transalvador registra problemas em vários semáforos da capital. Há aparelhos apagados ou com luzes intermitentes em Ondina, Piatã, na Avenida Garibaldi, na Avenida Pinto de Aguiar, Paulo VI, Adhemar de Barros e Centenário.
Soteropolitanos enfrentam ruas alagadas em dia de chuva na capital (Foto: Imagens/ TV Bahia)Na noite de domingo (20), motoristas tiveram
dificuldade de transitar em áreas alagadas
(Foto: Imagens/ TV Bahia)
O órgão de trânsito pede uma maior atenção aos motoristas que ciculam pela cidade nesta segunda. A Transalvador lembra os condutores que nos dias chuvosos os motoristas devem trafegar com os faróis ligados e em baixa velocidade, diminuindo assim os riscos de acidente.
Falta de energia
Alguns pontos da capital baiana tiveram queda de energia neste fim de semana. No domingo (20), testemunhas relataram a falta de energia elétrica na emergência do Hospital Teresa de Lisieux, localizado na Avenida ACM. A assessoria da Coelba informou que a falha em um equipamento teria causado a queda de energia e que a situação foi normalizada às 17h50. De acordo com a Coelba, as principais ocorrências estão localizadas nas áreas próximas ao litoral.
No sábado (19) à noite uma queda de energia foi registrada na região da Avenida Paralela e mediações, como parte do Cabula VI e Imbuí. Técnicos foram para o local e regularizaram a situação. Chove forte em Salvador desde quinta-feira (17).
Os casos de falta de energia podem ser comunicados à Companhia de Eletricidade pelo telefone 0800 071 0800; pelo envio de SMS para 27308, informando o número do contrato, e através da internet.fonte g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário