24 de maio de 2012

Mãe de bebê que nasceu com mais de 6 kg teve diabetes gestacional

Criança está internada em hospital de São José dos Campos.
Mãe fez pré-natal em UBS, mas ninguém identificou o problema.

A mãe do bebê que nasceu com mais de 6 kg em São José dos Campos, no interior de São Paulo, teve diabetes gestacional, mas o problema não foi identificado durante o pré-natal. A criança, que nasceu na terça-feira (22) com 6,2 kg e 58 cm, estava internada unidade semi-intensiva do Hospital Municipal de São José dos Campos nesta quarta (23), onde tomava soro e recebia cuidados médicos.
O ultrassom feito um mês antes do nascimento estimava um peso de 3,730 kg. Mas Davi surpreendeu a todos. "Ele é bem pesadinho, né? Agora, tem que ter força nos braços, mas é uma felicidade. É bom", disse a mãe, Jaisa Pereira.
No dia seguinte ao nascimento, a criança perdeu um pouco de peso, o que é normal nos dez primeiros dias de vida. Mesmo assim, ele tem o tamanho de um bebê de 4 meses, e virou o centro das atenções no Hospital Municipal de São José dos Campos.
A criança recebe soro para tentar normalizar a taxa de açúcar no sangue, que é baixa. Além da hipoglicemia, esses bebês podem ter outras complicações, como desconforto para respirar e até problemas cardíacos. Por isso, Davi deve passar por exames com cardiologista para saber se está tudo bem.
Segundo os médicos, a principal causa para o nascimento de bebês tão grandes é o diabetes gestacional. Jaisa fez o pré-natal em uma Unidade Básica de Saúde, mas ninguém desconfiou de que ela pudesse ter desenvolvido essa doença.
"O fato de o bebê ter nascido grande assim é a taxa de açúcar alta no sangue materno, consequentemente passa para o feto via cordão umbilical. Esse aporte extra de energia para o feto é que faz com que ele cresça bastante e ganhe bastante peso", explicou o médico Herlder Parizi, coordenador do setor de obstetrícia do hospital.
O pai e a avó correm para mudar o enxoval do bebê. Grande parte de tudo o que compraram não vai servir. “Eu tive que trocar todas as roupinhas que já estavam arrumadinhas na mala que a mãe arrumou. Tive que tirar todinha e refazer para levar e ver se acha alguma que sirva", contou Maria Alves.fonte g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário