4 de dezembro de 2011

Morre o ex-deputado Antônio José de Moraes Souza Domingo, 04 de Dezembro de 2011 as 13:14

O ex-presidente da Fiepi (Federação das Industrias do Estado do Piauí) e ex-deputado federal Antônio José de Moraes Souza, de 74 anos, morreu na tarde deste domingo. Ele é o pai do vice-governador Antônio José de Moraes Souza Filho (PMDB) e irmão do ex-governador e ex-senador Francisco de Assis de Moraes Souza, o Mão Santa.

O governador Wilson Martins decretou luto oficial por três dias no Estado. O líder empresarial e político morreu em hospital em São Paulo, para onde tinha sido transferido na semana passada após complicações de sua saúde em Teresina.

Antônio José de Moraes Souza morreu em consequência múltipla dos órgãos e vinha lutando pela vida há cinco anos quando foi transplantado e tinha sérias crises renais.
Antônio José Moraes Souza morreu mo hospital HCor de São Paulo, onde está sua famílía, que foi acompanhar o estado de saúde do ex-presidente da Fiepi.

O vice-governador José Fillho foi para São Paulo acompanhar o estado de saúde do pai na quarta-feira. Ele estava em Brasília e viajou para São Paulo, para onde o pai foi transferido após sofrer uma parada cardíaca em Teresina.

O corpo de Antônio José de Moraes Souza foi translado em avião para Teresina, onde será velado na segunda-feira na Assembleia Lagislativa já nque foi deputado estadual e, depois, será sepultado em Parnaíba.

Antônio José de Moraes Souza foi deputado estadual e secretário estadual de Indústria e Comércio na gestão do ex-governador Freitas Neto. Antonio Jose de Moraes Souza é de Parnaíba, iniciou sua vida empresarial, no dia cinco de Julho de 1957, como sócio de seu pai, industrial Joaz Souza, foi deputado estadual por cinco legislatura e deputado federal até 2006.

Antônio José de Moraes Souza foi vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria, presidente da Federação das Indústrias do Estado Piauí e membro do conselho jurídico da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo.

Durante a solenidade de homenagem a Moraes Souza na última reeleição como presidente da Fiepi, Antônio José de Moraes Souza, depois de agradecer a todos ele disse: “sei que nem todos os dias são os melhores mas continuarei lutando pelo bem estar de todos. Minha bíblia é exaltação deixada por minha mãe”(Jeannette Moraes Souza)”, em referência a uma carta escrita, na qual são descritas e justificadas as características da personalidade de Antonio José de Moraes Souza.

Antônio José de Moraes Souza nasceu em Parnaíba (345 km de Teresiona) no dia 15 de janeiro de 1937) , empresário e político irmão do ex-senador Mão Santa.

Cinco vezes deputado estadual, exerceu um mandato de deputado federal pelo PMDB.

Filho de Joaz Rabelo de Souza e Joana Moraes Souza, foi empresário, industrial e técnico em contabilidade. Foi presidente do Sindicato das Indústrias da Construção e Mobiliário, do Sindicato da Indústria Gráfica de Parnaíba e do Rotary Clube de Teresina e presidiu a Federação das Indústrias do Estado do Piauí(Fiepi), de onde integrou os conselhos deliberativos do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio à Pequena e Média Empresa( , do SENAI (Serviço Nacional de Aprendizado da Indústria) e do Sesi (Servio Social da Indústria).

Secretário de Indústria e Comércio no governo Freitas Neto e no primeiro governo de seu irmão, Mão Santa, foi eleito deputado estadual cinco vezes, ora pelo PDS (1982), pelo PFL (1986, 1990, 1994) e também pelo PMDB (1998), e por esta legenda foi eleito deputado federal em 2002.
Teve o mandato cassado em 29 de março de 2004 pelo Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, sob a acusação de abuso do poder econômico, mas interpôs um recurso junto ao Tribunal Superior Eleitoral, que o absolveu.

Por problemas de saúde não foi candidato a reeleição em 2006 embora não tenha renunciado formalmente à sua candidatura. É pai de Antônio José de Moraes Souza Filho, vice-governador do Piauí (PMDB) após as eleições de 2010. José Filho também é presidente da Fiepi.meionorte.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário