21 de dezembro de 2011

Grávida de trigêmeos perde um dos bebês em MG

Ela foi atendida em Patos de Minas, cerca de 250 quilômetros de Araguari. Segundo médico, a única menina já estava morta no útero há algum tempo.

 Dona de casa foi atendida em Patos de Minas (Foto: Reprodução TV Integração)Dona de casa foi aten
Depois de viajar cerca de 250 quilômetros e de esperar quase 12 horas, a dona de casa Elza de Fátima Brito Pereira conseguiu dar à luz dois dos três filhos que esperava. Uma menina, segundo o pediatra Vander Guimarães, já estava morta no útero da mãe há algum tempo.
Os dois bebês prematuros de quase sete meses nasceram depois de meia hora de cirurgia no Hospital São Lucas, em Patos de Minas, no Alto Paranaíba. A dona de casa saiu de Araguari, no Triângulo Mineiro, de ambulância, depois de tentar ser atendida em outros hospitais.
O drama começou na manhã desta terça-feira (20). A mulher chegou à Santa Casa de Araguari já em trabalho de parto por volta das 6h. Ela foi atendida, mas segundo a avó das crianças, Lúcia de Fátima Brito Pereira, o médico responsável disse que não faria o parto porque havia apenas um leito de UTI Neonatal disponível no hospital.
Durante todo o dia a família tentou conseguir os leitos. Chamou a Polícia Militar e depois procurou Ministério Público. Por volta das 17h30, a grávida foi levada para o hospital particular em Patos de Minas.
O médico que recebeu a paciente na cidade do Alto Paranaíba garantiu que o caso era grave. “Ela chegou com 10 centímetros de dilatação e com indicação de cesariana absoluta. Então tinha que ser feito o parto imediatamente. A gestante correu risco de ganhar esse neném durante a viagem”, disse ginecologista e obstetra, Sérgio Piau.
O médico informou ainda que a unidade não tinha leitos de UTI Neonatal disponível, mas o hospital improvisou duas incubadoras para acolher a paciente. “Nós temos 20 vagas e todas estavam ocupadas. Tivemos que adaptar já que os hospitais de Araguari, Uberlândia e Uberaba estavam lotados”, acrescentou.
O pediatra Vander Guimarães, que recebeu a gestante, informou que a única menina já estava morta. “O bebê já estava morto, independente da demora no atendimento”, disse.
O parto foi acompanhado pela equipe da Tv Integração, afiliada Rede Globo. Na entrada do centro cirúrgico a enfermeira saiu com a primeira criança e, cinco minutos depois, com a segunda.
Mãe precisa de ajuda para ficar na cidade, ao lado dos filhos
Elza de Fátima Brito Pereira deve receber alta na manhã desta quinta-feira. Contudo, segundo o hospital, ainda não há previsão para a saída dos bebês. Com isso, ela terá de ficar na cidade e disse que não tem condições de se manter. Segundo a cunhada, Rosilene Aparecida Custódio, uma moradora de Patos de Minas cedeu moradia para que ela, a mãe dos meninos e a avó possam ficar. “Nós estamos precisando agora de roupas para a minha cunhada e comida mesmo”, disse Rosilene.
As doações podem ser entregues no Hospital São Lucas, que fica na Rua Maestro Randolfo, número 60, no Centro. A mãe ainda não escolheu o nome das crianças. Todos passam bem.fonte g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário