29 de abril de 2011

Operação do Gaeco prende donos de postos em Londrina



Uma operação conjunta entre o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e o Procon está fiscalizando postos de combustíveis de Londrina na manhã desta sexta-feira (29).
Dois empresários já foram presos em flagrante por irregularidades na comercialização dos combustíveis. A operação começou por volta de 8h e deverá percorrer todas as regiões da cidade.

Entre as irregularidades estariam a compra de combustíveis diferentes da distribuidora que aparece na bandeira do posto e a oferta de volume menor de combustíveis do que aparece na bomba, prática conhecida como "bomba baixa".

Segundo o delegado do Gaeco, Alan Flore, vários itens serão investigados. "O preço que oscila bastante no mercado é um aspecto a ser levado em consideração. A fiscalização tem como objetivo outros aspectos, como qualidade do produto e questões fiscais e administrativas", elencou o delegado em entrevista à rádio Brasil Sul.

Para o promotor de defesa do consumidor, Miguel Sogaiar, o consumidor está sendo enganado por postos que cometem irregularidades. "É muito grave. Na medida em que você vende um produto que, para o consumdiro esta sendo vendido um outro produto, há um engodo. Por isso que a própria ANP diz que o consumidor não pode ser levado a erro".

A orientação do Ministério Público é para que os consumidores exijam a nota fiscal. "Nós temos que adquirir este hábito. Tanto para que haja a arrecadação necessária para o estado quanto para que o consumidor exerca seu direito de cidadania", indicou.

No último dia 19, o Ministério Público havia anunciado que passaria a investigar criminalmente os postos de combustíveis por práticas abusivas. (fonte bonde)

Nenhum comentário:

Postar um comentário