26 de abril de 2011

Égua é maltratada e abandonada à morte



Neste final de semana, nas proximidades do Lar dos Velhinhos, um e dramático caso de maus tratos e abandono de animal causou revolta aos moradores. Uma égua adulta deixada pelo dono, após o rompimento dos tendões nos membros anterior e posterior direitos. As duas patas tiveram os seus tendões rompidos e o animal ainda apresentava outros problemas.
O caso ganhou atenção da Promotoria de Justiça, depois do envolvimento de membros da Ong Amigos de Patas, que recebendo a denúncia na noite da sexta-feira (22) e mobilizou as autoridades para atender o animal, em estado crítico.
“Não estava em Cianorte quando recebi a ligação, mas no sábado fomos até o local. O informante disse que a égua ficaria em uma data vazia, nas proximidades da Pista de Caminhada, na altura do Ceebja de Cianorte. No sábado o animal já não estava mais lá. À tarde, voltaram a ligar denunciando a situação. Encontramos a égua na rua Regente Feijó, com as patas direitas aparentemente quebradas. As articulações estavam em contato com o chão, e não mais o casco. O animal já não andava”, disse emocionada Simone Ziliane, membro da Ong.
O veterinário Victor Hugo Cavasin esteve no local com sua filha Juliana Cavasin e Luiz Bevilaqua. O grupo de veterinários conseguiu, após muito trabalho, recolher o animal até a clínica onde ele foi sedado. “Ele estava com este problema há vários dias. O tendão não se rompe assim de uma vez, e a dor que ele estava passando era violenta”, afirmou Victor. Hugo.
Na tarde desta segunda, o animal passaria por um exame para mensurar o problema. “A égua não está andando. Vamos fazer uma radiografia para saber a gravidade da situação. Se for necessário faremos uma intervenção cirúrgica. Agora ela está sendo bem cuidada e não sente mais dores”, disse o veterinário.
O animal está na clinica veterinária Vitão, nas proximidades da Polícia Militar, após ser recolhido com acompanhamento de policiais e representantes da promotoria.tribuna do norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário