Pela segunda vez em menos de quatro meses, uma baleia jubarte foi encontrada morta na orla de Matinhos, no Litoral do Estado. Segundo informações divulgadas pelo Correio do Litoral, o animal foi parar na praia já em estado de decomposição e foi enterrado pela prefeitura da cidade ainda neste domingo (9).
De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), temporada de reprodução das baleias, que acontece entre julho e novembro atraí para a costa brasileira mais de 15 mil baleias das espécies franca e jubarte. Para fugir do inverno rigoroso da Antártida, onde buscam alimento entre os meses de dezembro e junho, as baleias viajam milhares de quilômetros para acasalar ou dar à luz seus filhotes nas águas cálidas do nosso litoral.
A foto foi tirada pelo surfista Jorge Porvilho, que salvou duas crianças de um afogamento no último dia 2 na Ilha do Mel.
Jubarte
Os machos da espécie Jubarte costumam medir de 15 a 16 metros; as fêmeas, de 16 a 17. O peso médio é de aproximadamente 40 toneladas, sendo que o maior exemplar já visto possuía 19 metros.
É uma espécie protegida desde 1967 e a estimativa é de existam de 30mil a 65 mil indivíduos no mundo.
As baleias-jubarte costumam ser solitárias ou vivem em grupos efêmeros que duram apenas algumas horas. Os agrupamentos são mais estáveis no verão, quando cooperam entre si para fins alimentares.(bandab)
Nenhum comentário:
Postar um comentário