22 de dezembro de 2014

Chuva forte deixa pontos de alagamento e cidades ilhadas na Grande Curitiba

As fortes chuvas que atingiram o Paraná nesta segunda-feira (22) deixaram pelo menos três cidades ilhadas na região metropolitana de Curitiba: Rio Branco do Sul, Almirante Tamandaré e Itaperuçu. Mais de 40 famílias foram afetadas pelo temporal nestes municípios por causa das enchentes. Auxiliares do Corpo de Bombeiros (CB) trabalham para retirar as pessoas das residências invadidas pela água.
Pela manhã, o temporal ainda causou queda de energia em cinco mil casas na capital, segundo a Companhia Paranaense de Energia (Copel). O desligamento foi causado principalmente devido aos raios e aos ventos.
Dos domicílios afetados, 3.800 se localizam no bairro Santa Cândida, enquanto os outros se distribuem entre o Atuba, Parolin, Hugo Lange, Lindoia e algumas áreas da Linha Verde. Ainda de acordo com a Copel, perto das 10h, esse número já havia sido reduzido para 900.
Informações do Corpo de Bombeiros (CB) indicam que um dos bairros mais afetadas da capital é a Cidade Industrial, que tem vários pontos de alagamentos nas ruas e também nas residências.
rio-branco-do-sul3
Rio Branco do Sul ficou embaixo d’água com o temporal. (Foto: Dudu Teixeira)
A Defesa Civil informou que está monitorando as áreas afetadas, assim como as bacias e os rios, para controlar possíveis estragos. Em situação de emergência, deve-se entrar em contato com o CB pelo telefone 193 ou com a Defesa pelo 199.
Rodovia dos Minérios
O volume de água na Rodovia dos Minérios chega a dois metros de profundidade em alguns pontos, devido aos alagamentos. Caminhões não conseguem passar pelo local em nenhum dos sentidos da pista.
Muitos moradores e comerciantes da região afirmaram que nunca viram a estrada nessas condições. As autoridades alertam os motoristas a não passarem pela rodovia.
Tempo
O início da semana do Natal será marcado por chuvas fortes em Curitiba e Região ao longo desta segunda. A instabilidade continua, com o enfraquecimento das precipitações a partir de amanhã, segundo o Instituto Meteorológico Simepar.
A previsão é de que o tempo continue nublado até quarta-feira (24) e com a possibilidade de chuvas mais fracas. De acordo com o Instituto, o eixo mais instável de uma frente fria se desloca pelo Paraná hoje e provoca pancadas de chuvas e trovoadas em todo o estado. Na capital, da meia-noite até as 8h30, já choveu 15 milímetros, contra 12 registrados durante o domingo (21).
Nas regiões Oeste e Sudoeste, as chuvas devem diminuir inicialmente até o fim da tarde de hoje, enquanto que nas demais áreas a instabilidade permanece até a noite. Os termômetros não devem passar dos 24°C em Curitiba nesta segunda. Amanhã, as temperaturas apresentam queda e a máxima é de 19°C, com mínima de 16°C na capital.
O tempo continua abafado em Foz do Iguaçu nesta terça-feira (22), com os termômetros entre os 18°C e 30°C, e em Paranavaí com 21°C e 29°C. Em Paranaguá, estes números são de 22°C e 26°C.
Para conferir a previsão completa, clique aqui.(banda B)

Nenhum comentário:

Postar um comentário