9 de setembro de 2015

Londrina e Rgião pode ser atingida por forte temporal nos próximos dias

Até então, a região de Londrina passou praticamente ilesa pelas fortes chuvas que atingem o Paraná desde segunda-feira (7). Caiu muita água sobre a cidade nos últimos dois dias, mas, tirando os poucos alagamentos e as quedas de energia, nada de muito grave foi registrado pela Defesa Civil. Já para esta quarta-feira (9), há previsão de tempo nublado, sem risco de chuva forte e com temperaturas amenas, variando entre 14º C e 27º C. Entretanto, o tempo deve voltar a fechar na quinta-feira (10), e existe a possibilidade de o município ser atingido por um forte temporal na madrugada de sexta (11). "A gente nunca afasta essa hipótese nessa época do ano", destacou o meteorologista do Instituto Simepar, Cezar Duquea, em entrevista ao Bonde
Segundo ele, o atual ambiente, de "aquecimento e ingresso de umidade", é propício para o registro de temporais. "No entanto, para gente definir e indicar, com precisão, que esses fenômenos irão acontecer, só em um espaço mais curto de tempo", lembrou, preferindo não confirmar se as fortes chuvas dos próximos dias virão acompanhadas de vendavais e granizo, o que já aconteceu em outras regiões do estado. 
Conforme Duquea, o estado do Paraná fica em um "corredor" que sempre é atingido por duas massas de ar com densidades diferentes nessa época do ano, entre o final do inverno e o início da primavera. "É uma mescla da massa de ar frio que vem do polo sul e acaba sofrendo um desvio na altura do Uruguai, e da umidade em excesso trazida da Amazônia pelos fluxos de vento", explicou. O encontro dessas duas massas, de acordo com o meteorologista, resulta em chuva forte e, em algumas vezes, temporais de curta duração. "Os eventos são rápidos, por conta da situação atmosférica, mas acontecem", completou. 
Ainda segundo a previsão do Simepar, a chuva forte prevista para sexta vai reduzir ainda mais as temperaturas no final de semana. No sábado (12), por exemplo, a máxima não deve passar dos 20º C em Londrina.(bonde)



Nenhum comentário:

Postar um comentário