17 de setembro de 2015

Chile suspende alerta de tsunami para país inteiro após tremor com 8 mortos

O Chile suspendeu na manhã desta quinta-feira o alerta de tsunami emitido após um forte terremoto na quarta, informou o governo.
“O alerta de tsunami está suspenso para todo território nacional”, informou o Escritório Nacional de Emergências pelo Twitter.
Mais de um milhão de pessoas foram retiradas de casa após o tremor de magnitude 8,3 ocorrido na costa chilena no oceano Pacífico, que provocou ondas fortes em cidades litorâneas e deixou ao menos oito mortos.
O governo chileno fez um apelo para que moradores deixem a região costeira. O prefeito de Illapel, localizada perto do epicentro do terremoto, disse que na cidade, pelo menos uma pessoa morreu e cerca de 15 ficaram feridas.
Testemunhas da Reuters disseram que o tremor foi sentido na capital da Argentina, Buenos Aires, e em São Paulo.
O epicentro do terremoto foi 169 quilômetros ao norte da cidade litorânea de Valparaíso e originalmente foi reportado como de magnitude 7,9, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).
Foi anunciado que ondas de tsunami poderiam ocorrer ao longo das costas de Chile e Peru. Um alerta de tsunami também foi emitido para o Havaí. O terremoto teve profundidade de 25 quilômetros, disse o USGS.
Menos de uma hora depois do primeiro terremoto, três réplicas, todas com magnitude superior a 6,1, atingiram a região, também de acordo com o USGS.
Histórico
Os terremotos mais violentos já registrados atingiram 9,2 graus, no Alasca, em 1964, e 9,5 graus, em 1960, no Chile. Os dois apresentam magnitudes altíssimas, podendo causar destruição total de lugares habitados, porém, no primeiro caso, o sismo atingiu uma região pouco habitada. Já o terremoto no Chile, em 1960, atingiu uma área muito habitada, causando a morte de, aproximadamente, 5.700 pessoas, além de deixar mais de 2 milhões de feridos.
O poder de destruição de um terremoto não está relacionado apenas à sua magnitude, ou seja, nem sempre um sismo de maior magnitude será mais destrutivo que um de menor magnitude. Vários fatores influenciam nesse fenômeno: profundidade do hipocentro (ponto interior onde ocorre a fratura principal), a distância entre o ponto e o epicentro (local onde é registrada a maior magnitude dos abalos), as condições geológicas e a estrutura de engenharia dos edifícios atingidos.(bandaB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário