30 de agosto de 2013

GRAER realiza transporte de coração para transplante

O Grupamento Aeropolicial e Resgate (GRAER) da Polícia Militar realizou nesta quinta-feira (29) o transporte de um coração que foi doado para uma homem de 54 anos internado na Santa Casa de Curitiba. Os policiais foram acionadas na parte da manhã para buscarem o órgão na cidade de Navegantes, em santa Catarina, cerca de 300 Km da capital do estado, onde uma equipe médica foi levada para realizar a retirada do coração, doado também por um homem, de 44 anos.

Cabo Manoel Gomes


"Fomos acionados às 9h para levarmos os médicos especializados até o local do transplante, sendo nestes casos o entrosamento fundamental, pois a vítima fica preparada para retirada do órgão e o transporte é efetuado no menor espaço de tempo possível. A rapidez na ação permite que a possibilidade de não haver rejeição seja maior, além do paciente recebê-lo com integridade", conta o major Júlio César Pucci, Comandante da aeronave.

Cabo Manoel Gomes


Segundo Élcia Garcia, Assistente Social, a vítima sofreu um acidente de moto e, após a morte encefálica, os familiares assinaram a documentação que autorizava a doação para transplante. "Este é o 13º transplante de coração este ano de 2013 a ser realizado no Paraná, sendo que em 2012 foram dez. É importante que as pessoas tenham consciência da importância dessa atitude e sejam doadores", afirma.

Cabo Manoel Gomes


"O helicóptero é uma ferramenta indispensável para este tipo de transporte, pois é ágil e a tempo resposta que exige a ação. O trabalho em conjunto, principalmente com as equipes de tráfego aéreo, possibilita que tudo ocorra perfeitamente e mais uma vida seja salva", acrescenta o major Pucci.fonte bonde

Nenhum comentário:

Postar um comentário