31 de julho de 2013

Cinco ficam presos após confronto com a PM em manifestação em SP

Cinco pessoas permaneciam presas no início da manhã desta quarta-feira (31 após o protesto realizado na noite desta terça (30), em São Paulo, que terminou em confronto com a Polícia Militar após atos de vandalismo. A manifestação contra o governador Geraldo Alckmin (PSDB) ocorreu na Avenida Rebouças, na Zona Oeste da capital. Durante o ato, 20 manifestantes foram detidos - os outros 15 foram ouvidos pela Polícia Civil e liberados.
Entre os presos, quatro são homens. Eles passaram por exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal (IML) e permanecem detidos no 91º Distrito Policial, no Ceasa. A mulher presa permanece no 89º DP, no Portal do Morumbi. Todos foram autuados em flagrante por dano ao patrimônio, como a depredação de bancos, concessionária e um carro da PM, segundo o delegado Gilmar Contrera, do 14º DP, de Pinheiros. Os nomes e idades dos presos não foram divulgados. Eles deverão ser transferidos para um centro de detenção provisória ainda nesta quarta.
No confronto na Avenida Rebouças, segundo a PM, havia cerca de 300 manifestantes e 200 policiais. Alguns manifestantes ficaram feridos.
Assim como no protesto de sexta-feira (26) naAvenida Paulista, o ato desta segunda começou pacífico até que um grupo de mascarados passou a depredar lojas. A diferença em relação a sexta, quando a PM levou uma hora para reprimir os atos de vandalismo, é que desta vez a polícia acompanhou o protesto desde o início e agiu logo depois das primeiras depredações.Segundo o capitão da PM Eliseu Chaves de Oliveira, por volta das 18h, 212 policiais estavam posicionados na região do Largo da Batata, em Pinheiros, onde teve início a manifestação. Um veículo do Corpo de Bombeiros também estava no local.

Uma hora depois, o protesto seguiu em direção à Avenida Rebouças, com o objetivo de ir até a Paulista. O destino foi escolhido por meio de uma votação, já que alguns defendiam a ocupação da Assembleia Legislativa, que está em recesso. As sugestões de ir ao Palácio do Governo ou à casa de Alckmin já haviam sido descartadas por causa da grande distância

Por volta das 19h20, começou o conflito. Alguns manifestantes começaram a depredar lojas e agências bancárias. Uma concessionária teve carros pichados e quebrados. A Avenida Rebouças chegou a ter os dois sentidos da via bloqueados durante o confronto.
Um dos manifestantes usou um martelo para destruir um carro. Alguns mascarados depredaram bancos. Pelo menos um manifestante ficou ferido. O banco Santander informou que teve duas agências depredadas,,fonte gl

Nenhum comentário:

Postar um comentário