9 de fevereiro de 2015

Na rede estadual de educação do Paraná Aulas começam com greve

Aulas começam com greve na rede estadual de educação do Paraná As aulas começam nesta segunda-feira (9) com professores da rede estadual de ensino do Paraná. A categoria  votou a favor da greve na manhã deste sábado (7) em assembleia da classe realizada em  Guarapuava, na região central do Paraná.
Após vários protestos, eles optaram por paralisar as atividades a partir da segunda-feira (9), quando as aulas deveriam começar em todo o Estado. Segundo o Governo do Paraná, 950 mil alunos da rede estadual de ensino devem ser prejudicados pela greve. Ao todo, as 2,1 mil escolas estaduais empregam cerca de 70 mil professores.
Os telefones de todas as instituições de ensino estão disponíveis no site da Secretaria da Educação caso os pais tenham dúvidas sobre a greve. “A greve geral é consequência da irresponsabilidade do Governo do Paraná, que atacou direitos pelos quais lutamos décadas para conquistar” afirma o presidente Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP), Hermes Leão.
Motivos que levaram à greveO sindicato listou motivos que levaram os professores a optar pela greve. São eles:
- 29 mil professores PSS - contratados temporários - com atrasos de pagamento, sem acertos da rescisão, dispensados no final de janeiro;
10 mil funcionários de escola afastados com a promessa de corte de 30 % deste efetivo - as escolas do Paraná carecem de mais funcionários para atender adequadamente os estudantes.
REGIÃOSegundo Arildo Ferreira de Castro - Presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP) de Apucarana, a previsão é que cerca de 80% dos professores, ligados ao Núcleo Regional de Apucarana,  deixem de dar aulas já nesta segunda-feira (9).
“Nossa pauta, após as discussões nas assembleias regionais tem mais de 50 itens, mas no momento, a maior prioridade seria a revisão do plano de carreira, o qual foi apresentado recentemente na assembleia legislativa”.
Segundo informações do NRE de Apucarana, há 1940 professores  que trabalham na rede estadual de ensino nos 16 municípios da região, onde a paralisação pode afetar 29 mil alunos.(tnonline)
APOIO CULTURAL:

Nenhum comentário:

Postar um comentário