6 de fevereiro de 2015

Educadores do Paraná ameaçam greve geral

Os trabalhadores da educação pública do Paraná podem entrar em greve na próxima semana. Uma assembléia no próximo sábado, 7, deve definir se a categoria vai aderir a paralisação. Na próxima segunda-feira, seria o início do ano letivo. 

Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná, o governo tomou várias medidas que prejudicam a categoria. Dentre eles estão o cancelamento do processo de eleição dos diretores e diretoras das escolas, demissão e atraso de pagamento de professores temporários, o não pagamento de 1/3 das férias e a promessa de corte de 30% dos trabalhadores.

Eles também reclamam das condições de trabalho. São recorrentes os atrasos no repasse de parcelas do fundo rotativo, utilizado para a manutenção e pequenos reparos nas escolas. Também criticam a retomada de portaria antiga sobre o porte de escola – que reduz horas para direção das escolas, número de pedagogos e pedagogas, funcionários em número insuficiente para manter as escolas em condições de atender adequadamente os estudantes. Por fim, pedem o fim da superlotação de alunos em salas de aulas.(odiario)


APOIO CULTURAL:

Nenhum comentário:

Postar um comentário