Menino, de três anos, chegou a ser socorrido e encaminhado aos hospitais da cidade e depois transferido para Paranavaí, mas não resistiu.
Um menino de três anos morreu após ser picado por escorpião na tarde desta quinta-feira (23), na cidade de Loanda ( a 84 quilômetros de Paranavaí). Conforme a Vigilância epidemiológica do município, o garoto brincava no quintal quando teria sido picado pelo animal peçonhento.
A criança chegou a ser socorrida pelos pais e encaminhada aos dois hospitais de Loanda, em um deles recebeu o soro antiescorpiônico, porém, não respondeu ao procedimento.
Conforme a Vigilância, a criança foi transferida para a Santa Casa de Paranavaí, mas o hospital confirmou a morte da criança na noite de ontem.
O que fazer em casos de acidentes?
A recomendação da Vigilância em Saúde é ir imediatamente ao hospital de referência mais próximo. Se possível, levar o animal ou uma foto para identificação da espécie, permitindo assim uma avaliação mais eficaz sobre a gravidade do acidente.
É importante lembrar que não é em todo caso de acidente que o soro será indicado, e apenas o profissional de saúde poderá fazer essa avaliação. O antiveneno é indicado em casos moderados ou graves. Limpar o local da picada com água e sabão pode ser uma medida auxiliar, desde que não atrase a ida ao serviço de saúde.
Como evitar o aparecimento de escorpiões?
A Vigilância Epidemiológica alerta que a limpeza dos quintais é a melhor e mais eficaz maneira de combater os escorpiões. O órgão lembra que não há veneno para combater o animal peçonhento, que pode estar escondido em lixo e entulhos.(paranavai.portaldacidade)
Nenhum comentário:
Postar um comentário