28 de junho de 2018

Em Maringá Ambulância adaptada atende animais

É comum encontrarmos animais nas ruas abandonados, desamparados e sem cuidados. Mas, o que fazer quando esses animais sofrem algum acidente? Há quem recorrer? O que fazer? 

Pensando nisso, em Maringá, existe uma ambulância doada pelo Corpo de Bombeiros adaptada para atendimentos em caso de emergência para animais de rua. ‘’O surgimento do projeto ‘Emergência Animal’, é decorrente das rotineiras demandas da população pela Secretaria de Meio Ambiente Bem-Estar Animal, para resgatar animais doentes ou feridos por atropelamento, ou quaisquer outros tipos de trauma’’, comenta Marco Antônio Lopes de Azevedo, diretor de Proteção e Bem-Estar Animal.

O veículo é todo preparado para o transporte e atendimento de animais e contém materiais de primeiros socorros. A equipe é formado por motoristas, veterinários e estudantes de veterinária. O projeto tem parceria com ONG’s e Protetores Independentes, faculdades de medicina veterinária, clinicas veterinárias, que colaboram com a castração no município, além de Pet Shops e distribuidoras de ração. 

A emergência animal está em funcionamento desde o início do mês de junho, das 8h as 11h30 e das 13h30 as 17h, atendendo animais de rua e aqueles que estão abrigados pelas ONG’s. "Socorremos os animais abandonados, pois os tutelados são de responsabilidade de seus tutores. Os animais de rua são encaminhados para atendimento médico veterinário e em seguida, para doação ou em lares temporários", relata o diretor.

A ambulância será utilizada também para campanhas de conscientização sobre posse responsável, que serão realizadas em parcerias com instituições de ensino. "A ‘Emergência Animal’ reforça a preocupação com a causa animal e valoriza o trabalho realizado por ONG ́s e Protetores Independentes’’, acrescenta Azevedo.

Thamyres de Lima - Redação Bonde

Nenhum comentário:

Postar um comentário