15 de fevereiro de 2019

Começa a funcionar estacionamento rotativo em Arapongas

Arapongas - A partir desta segunda-feira (18), a dificuldade para encontrar vagas de estacionamento em algumas das principais ruas de Arapongas (Região Metropolitana de Londrina) deve diminuir com o início do estacionamento rotativo. Chamado de Pássaro Branco, o serviço que prevê a cobrança pelo tempo de permanência nas vagas públicas existiu até 2014, mas foi desativado e volta a funcionar após a contratação de uma nova empresa para operar o sistema por meio de processo licitatório.

A administração municipal promete oferecer aos usuários um serviço mais moderno, com amplo uso da tecnologia para venda de créditos e controle das vagas. "A gente licitou o mesmo espaço onde já havia o estacionamento rotativo antes, mas de uma maneira mais moderna, sem papelzinho", explicou o prefeito Sérgio Onofre. Foram reservadas 2,3 mil vagas do começo da avenida Arapongas até a rua Harpia e também nas ruas transversais localizadas neste trecho.

O estacionamento rotativo funcionou até 2014, mas foi suspenso porque a empresa responsável na época alegou dificuldades financeiras e desistiu do serviço. Onofre lembrou que no modelo anterior a empresa fazia a cobrança dos usuários, mas quem fiscalizava era a Guarda Municipal. "A Guarda Municipal de Arapongas trabalhava para a empresa e isso não pode. O Ministério Público acabou interferindo porque a empresa ganhava dinheiro e o município ainda pagava. Agora, quem vai fazer o controle e a fiscalização são funcionários da própria empresa e o município ainda vai receber imposto sobre a arrecadação da empresa", explicou o prefeito.

REIVINDICAÇÃO
A volta do sistema de estacionamento rotativo, ressaltou Onofre, foi uma reivindicação dos comerciantes, que afirmam perder clientes em razão da falta de vagas para estacionar. "Fizemos uma pesquisa e 99% dos comerciantes disseram que queriam o rotativo. Há comerciantes que gastaram fortunas construindo estacionamentos onde os seus clientes pudessem parar. Um ou outro comerciante vai reclamar da volta da cobrança, não tenho dúvida disso e é normal que aconteça. Mas o que a gente precisa agora é achar uma maneira de ajudar os comerciantes e os comerciários, e é essa a maneira que estamos tentando."

"Quem tem um estabelecimento comercial e precisa dele, aprova o estacionamento rotativo. Arapongas é uma das poucas cidades que estão crescendo e ainda não tinham esse serviço. Uma cidade em desenvolvimento tem que ter esse tipo de serviço porque é muito difícil encontrar vagas. Eu perco clientes por causa disso. Agora, vai facilitar", disse o cabeleireiro Wendel Angelo Sitta, que tem um salão na rua Falcão, onde também começa a valer a cobrança.

O comerciante Eron Paulucio aprova o serviço porque, segundo ele, as vagas que poderiam ser utilizadas pelos clientes acabam sendo ocupadas por funcionários do comércio que deixam seus carros estacionados nas ruas o dia todo. "Com a zona azul, vai melhorar, mas tem que ser controlado porque já teve esse serviço aqui em Arapongas e era meio bagunçadinho", cobrou.

Os usuários também concordam com a retomada do serviço. O operador de caldeira Eduardo da Silva Rodrigues conta que já deixou de comprar no comércio por falta de vagas de estacionamento. "É uma raridade achar vaga aqui na avenida Arapongas. Agora, o pessoal do comércio não vai mais deixar os carros aqui. Alguns até deixavam cones para guardar a vaga. Eu já desisti de comprar por não encontrar um lugar para estacionar e tenho medo de parar longe e ser roubado ou assaltado."

SEM CARÊNCIA 
O serviço vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h, e aos sábados, das 8h30 às 12h. O limite de permanência é de duas horas. Uma hora custa R$ 2 e cada meia hora custa R$ 1. Não há período de carência, mas os usuários terão cinco minutos para regularizarem o estacionamento.

Pelo contrato firmado com o município, a empresa Palmas Estacionamento Rotativo Ltda., vencedora do processo licitatório para exploração do serviço, não irá utilizar parquímetros ou talões e todo o sistema será controlado digitalmente. Conforme o diretor executivo da empresa, Alexandre Kasper, o sistema fará o acompanhamento em tempo real das vagas livres e ocupadas e os agentes ficarão com smartphones e impressoras, vendendo créditos aos usuários. "Também vai ter uma rede instalada de mais de cem pontos de venda e agregado um aplicativo e o site, que tem toda a plataforma para venda, tarifa de pós-utilização e compra antecipada", explicou. Além de dinheiro, o pagamento pode ser feito por meio de boleto e cartões de crédito e débito.

Ao adquirir créditos, o motorista cadastra a placa do seu veículo e caberá aos agentes inserir o número da placa no sistema para o desconto dos créditos correspondentes ao tempo de permanência na vaga. A compra deve ser sempre antecipada, mas quem não o fizer receberá uma tarifa para pagamento posterior. A empresa tem autorização para emitir até três tarifas de pós-utilização. "A Guarda Municipal, a prefeitura, assim como o Ministério Público, têm acesso ao sistema e se eu informo que um motorista é um contumaz inadimplente, esses órgãos poderão tomar as medidas cabíveis."

Desde a última segunda-feira (11), os agentes de estacionamento já estão nas ruas para orientar a população e vender créditos antecipados. O valor mínimo para compra é de R$ 2 e o máximo, R$ 250. O agente Diego Carcanhoto de Araújo disse que muitos motoristas têm buscado informações sobre o funcionamento do sistema, mas as vendas de créditos antecipadas ainda estão baixas. "As pessoas têm muitas dúvidas a respeito de como vai funcionar, mas parece que estão deixando para a última hora para comprar os créditos", comentou.(folha de Londrina)



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