8 de julho de 2011

Premiê britânico anuncia comissão para investigar escutas telefônicas

Comissão liderada por juiz investigará denúncias contra 'News of the World'.
Cameron assumiu responsabilidade por ter contratado ex-editor preso.

O primeiro-ministro britânico David Cameron anunciou nesta sexta-feira (8) a criação de uma comissão liderada por um juiz para investigar o escândalo das escutas telefônicas do tabloide "News of the World".
"É correto e apropriado estabelecer uma investigação completa e pública para chegar ao fundo do que aconteceu", declarou Cameron em uma entrevista coletiva em Downing Street um dia depois do anúncio do fechamento do tabloide de grande tiragem, que tem 168 anos.
O premiê britânico, David Cameron, deixa a residência oficial nesta quarta-feira (6) (Foto: AP)O premiê britânico, David Cameron, deixa a residência oficial nesta quarta-feira (6) (Foto: AP)
"Tudo o que aconteceu vai ser investigado. As testemunhas prestarão depoimento ante um juiz sob juramento. Não restará pedra sem remover", acrescentou, atendendo a um pedido da oposição trabalhista.
Cameron também afirmou que assume toda a responsabilidade por ter contratado Andy Coulson, já demitido, como diretor de comunicação, apesar dele ter sido chefe de redação do "News of the World" quando aconteceram as escutas.
"A decisão de nomeá-lo foi minha e apenas minha", disse.
"Assumo plena responsabilidade por isto", completou o premier, no mesmo momento em que seu ex-diretor de comunicação prestava depoimento em uma delegacia de Londres.g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário